ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Professor Rinaldo propõe PL para assegurar vaga na mesma unidade escolar para irmãos e próxima à residência
23/06/2023
16:25
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Dar prioridade de matrícula, na mesma unidade escolar da rede pública estadual de ensino a irmãos de estudantes já matriculados, com absoluta preferência ao estabelecimento mais próximo à residência da família é a proposta central do Projeto de Lei 172/2023, apresentado pelo deputado Professor Rinaldo Modesto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Pelo texto do projeto também é assegurada prioridade de matrícula aos estudantes que possuam os mesmos representantes legais, em razão de guarda, tutela ou processo de adoção em andamento.
Para o deputado a proposta tem por justificativa assegurar o cumprimento do Art. 53 da Lei 8.069/1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente. “O estatuto obriga a garantia às crianças e adolescentes acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, priorizando vagas no mesmo estabelecimento para irmãos. Além de ser lei, proporcionar esse direito é uma forma de proteger e dar segurança aos alunos, pais e responsáveis, uma vez que as crianças estarão próximas às suas casas e quando tiverem irmãos, na companhia de algum ente da família”, explicou.
Também está indicado no projeto de lei que as escolas terão esta prioridade, desde que ofereçam a mesma etapa ou ciclo de ensino que seja adequado ao nível de escolaridade dos alunos beneficiários.
A proposta segue em tramitação na ALEMS, primeiramente para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e após a aprovação será encaminhada para votação no plenário da casa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios