Tempo / Previsão
Frente fria muda o tempo em MS e traz risco de tempestades nesta quarta-feira
Frente fria pode provocar chuva acima de 40 milímetros, rajadas de até 80 km/h e queda de granizo em várias regiões de Mato Grosso do Sul.
22/07/2026
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
O avanço de uma frente fria começa a alterar o tempo em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira, 22 de julho, após cerca de duas semanas de predomínio de calor e baixa umidade. A mudança aumenta o risco de chuvas intensas, tempestades, raios, ventos fortes e queda pontual de granizo, principalmente nas regiões central, sul, oeste, sudoeste e sudeste.
Em Campo Grande, a previsão indica aumento da nebulosidade ao longo do dia, com possibilidade de tempestade. Os termômetros devem variar entre 20°C e 29°C nesta quarta-feira. Na quinta-feira, com o avanço do ar frio, a máxima poderá cair para 23°C, uma redução de aproximadamente 6°C.
A quarta-feira deve começar com períodos de sol entre nuvens em parte do centro e do sul do Estado. Durante a tarde e a noite, a combinação entre o sistema frontal e o transporte de calor e umidade favorecerá a formação de áreas de instabilidade.
As condições mais severas devem atingir as regiões central, pantaneira, sul, sudoeste e sudeste. Já no norte e no nordeste, o calor continuará predominando nesta quarta-feira, com menor possibilidade de chuva. Nessas áreas, a mudança mais significativa é esperada a partir de quinta-feira, 23 de julho.
No Pantanal, Corumbá deve registrar temperaturas entre 20°C e 32°C, enquanto Aquidauana terá mínima de 19°C e máxima de 31°C. Em Porto Murtinho, os termômetros devem variar entre 17°C e 24°C.
Na região sul, Dourados poderá registrar mínima de 16°C e máxima de 27°C. Em Ponta Porã, as temperaturas devem ficar entre 16°C e 23°C, enquanto Iguatemi terá variação estimada de 17°C a 22°C.
O calor continuará mais intenso no norte e no leste. Coxim e Paranaíba poderão alcançar 34°C. Camapuã deve registrar máxima de 33°C, mesma temperatura prevista para Três Lagoas.
A entrada do ar frio também poderá provocar a chamada mínima invertida, situação em que a menor temperatura do dia ocorre durante a tarde ou à noite, e não nas primeiras horas da manhã. O fenômeno é comum durante mudanças rápidas nas condições atmosféricas.
Na quinta-feira, a frente fria avançará sobre outras regiões, ampliando a cobertura de nuvens e a possibilidade de chuva. Em Campo Grande, a temperatura deverá variar entre 18°C e 23°C.
No Pantanal, Corumbá terá mínima de 18°C e máxima de 24°C. Aquidauana deve registrar entre 17°C e 24°C, enquanto Porto Murtinho poderá ter máxima de apenas 19°C.
O frio será mais intenso no sul do Estado. Dourados deverá registrar temperaturas entre 15°C e 21°C. Em Ponta Porã, os termômetros poderão marcar mínima de 14°C e máxima de 18°C. Iguatemi também poderá registrar mínima de 14°C, com máxima de 21°C.
Os modelos meteorológicos indicam acumulados superiores a 40 milímetros em 24 horas nas áreas mais atingidas. As rajadas de vento devem variar entre 50 e 70 quilômetros por hora, mas podem superar 80 quilômetros por hora durante tempestades mais fortes.
A população deve redobrar os cuidados durante os períodos de instabilidade, evitando áreas alagadas, estruturas frágeis e locais abertos durante a ocorrência de raios. Motoristas também precisam reduzir a velocidade, manter distância segura e ficar atentos à baixa visibilidade nas rodovias e vias urbanas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsa Família paga parcela de julho a beneficiários com NIS final 3 nesta quarta-feira
Leia Mais
Dia Mundial do Cérebro reforça cinco hábitos para preservar a memória após os 50 anos
Leia Mais
Feridas na boca e rouquidão persistente podem indicar câncer de cabeça e pescoço
Leia Mais
BR-163/MS tem obras, desvios e pare-e-siga nesta quarta-feira
Municípios