Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

COXIM

PrEP: o novo método de prevenção ao HIV que já está disponível em Coxim

30/05/2023

14:25

ASSECOM

Augusto Marques

Já está disponível no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) anexo a Policlínica em Coxim o PrEP, método de prevenção à infecção pelo HIV. Trata-se da Profilaxia Pré-Exposição, ou PrEP, que consiste em tomar um comprimido diariamente antes de ter relações sexuais. A PrEP pode reduzir o risco de infecção pelo vírus em até 99%, se usada corretamente.

A PrEP é indicada para pessoas que têm maior chance de entrar em contato com o HIV, como quem tem parceiros soropositivos, quem não usa preservativo regularmente ou quem se expõe a situações de risco. A PrEP não substitui o uso do preservativo, mas é mais uma forma de se proteger e cuidar da sua saúde.

Para ter acesso à PrEP, é preciso procurar o serviço de saúde e fazer uma avaliação médica para saber se o método é adequado para cada caso. Além disso, é necessário fazer exames periódicos para verificar se está tudo bem com a saúde e se não há infecção pelo HIV.

Segundo o Ministério da Saúde, a PrEP está disponível em 147 serviços de saúde em todo o país. Desde 2017, quando foi implantada no Brasil, cerca de 30 mil pessoas já iniciaram o uso da PrEP.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: