Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

CAPACITAÇÃO

Suzano e Sebrae capacitam mais de 150 micro e pequenas empresas com o programa Semear em Ribas do Rio Pardo (MS)

Cerimônia de encerramento do programa ocorreu no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) e celebrou a formatura de 120 das mais de 150 micro e pequenas empresas capacitadas

26/05/2023

14:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, comemora o encerramento da primeira edição do programa Semear em Ribas do Rio Pardo (MS), município onde constrói sua nova fábrica. Durante oito meses, mais de 150 empreendedores(as) da região foram capacitados(as) sobre como desenvolver boas práticas de gestão, método, inovação e princípios de responsabilidade legal e socioambiental, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (24), na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), celebrou a formatura de 120 das mais de 150 micro e pequenas empresas capacitadas.

Contando com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, a iniciativa tem como objetivo fortalecer os setores industrial e comercial locais e contribuir com o desenvolvimento da região por meio de mentorias e especializações em gerenciamento de negócios e práticas sustentáveis. Os participantes que tiveram bom desempenho receberam um selo especial da Suzano. As capacitações começaram em julho de 2022 e foram realizadas de forma híbrida, presencialmente e a distância, com duração média de seis a oito meses. Empreendedores(as) de Campo Grande, Água Clara, Inocência  e Três Lagoas também participaram da formação.

“Com a certificação que os micro e pequenos empreendedores(as) da região receberam, estamos fomentando um ambiente saudável de negócios, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e, consequentemente, geração de trabalho e renda na região. Ao receberem este selo, as empresas mostram que têm condições de atender grandes companhias dos mais variados setores da economia, assim como parceiros e fornecedores com qualidade e excelência. Nós acreditamos que algo só bom para nós se for bom para o mundo, e com o programa Semear estamos construindo e compartilhando valor considerando todas as partes interessadas”, destacou Maurício Miranda, diretor de engenharia da Suzano.

Os(as) empresários(as) participantes receberam qualificação em temas como responsabilidade socioambiental e gerenciamento de dados empresariais para ser um fornecedor da Suzano, por exemplo, ministrados pela própria companhia. Já o Sebrae abordou assuntos ligados à gestão empresarial, como diagnóstico da empresa, gestão de finanças e regularização de cadastro. A formação também contou com rodadas de negócios, encontros que proporcionaram às pequenas empresas a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços a outros empresários, fomentando as trocas comerciais com reflexos positivos na economia local.

Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a atuação conjunta das instituições alcançou resultados relevantes, impactando diretamente no fomento ao empreendedorismo. “O programa trouxe um investimento significativo para impulsionar o desenvolvimento local. Foram oferecidas mais de 6 mil horas de consultorias ao longo de 10 meses para que pudéssemos integrar as pequenas empresas em uma cadeia de suprimentos e valor, fortalecendo o empreendedorismo local. Esse é apenas o começo de um ciclo virtuoso de desenvolvimento, em que as oportunidades para as empresas locais resultam em impacto positivo na qualidade de vida das pessoas. Além disso, o aumento da arrecadação também contribui para a melhoria dos serviços oferecidos à comunidade", ressaltou.

Uma das empresárias que acreditou no crescimento de Ribas do Rio Pardo foi Elaine Ribeiro, proprietária da Usinagem Ribeiro. Ela, o irmão e o cunhado se mudaram para a cidade por causa do anúncio da nova fábrica da Suzano. Enxergando a oportunidade, eles iniciaram o empreendimento com o objetivo de serem fornecedores da Suzano. A empresária afirma que a formação do programa Semear colocou a empresa em um nível totalmente diferente: “A iniciativa se mostrou bastante proveitosa e uma excelente plataforma para estruturar a empresa e fazer contatos por meio das rodadas de negócios. Fiz vários cursos do Sebrae e, ao conseguir aplicar boa parte dos ensinamentos durante os oito meses do Semear, consegui um aumento considerável de faturamento, e ainda não implantei tudo que aprendi. Agora estamos preparados para sermos fornecedores da Suzano, das empresas parceiras ou qualquer outra indústria que se apresentar com potencial para nós”.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: