Campo Grande (MS), Sexta-feira, 29 de Março de 2024

POLÍTICA

Senador Nelsinho Trad lidera diálogo parlamentar sobre acordo de livre comércio do Mercosul com delegação suíça no Senado Federal

A delegação parlamentar da Suíça, acompanhada pelo embaixador Pietro Lazzeri, cumpre agenda política e comercial no Brasil e se reuniu com o Grupo Parlamentar Brasil-Suíça

23/05/2023

15:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Em 30 dias após assumir a presidência do Grupo Parlamentar Brasil-Suíça no Senado, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) – que atua também como presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e do Parlamento Amazônico (Parlamaz) – recebeu uma delegação suíça chefiada pelo presidente do Parlamento do país, Martin Candinas, para diálogo sobre a concretização do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA). Assinado em 2019, esse acordo depende de encaminhamentos entre os dois países. O EFTA é integrado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

“Nós, os parlamentares brasileiros, defendemos que é prudente apontar o que há de interesse dos países europeus e que confronta os nossos interesses, para não reabrir acordos amplamente negociados. Conforme o tempo evolui, a situação muda. Se formos refazer a toda hora o que foi acordado, não vamos avançar. Pedimos celeridade nesse processo”, defendeu o senador Nelsinho Trad.

O presidente do Parlamento Suíço, Martin Candinas, comentou que os seis parlamentares presentes representam os maiores partidos e, juntos, alinham os interesses da Suíça. Portanto, esse debate é oportuno. “A Suíça e o Brasil têm uma história em comum e, para nós, também era importante a gente vir e tentar conhecer a diversidade do Brasil, por isso começamos em Belém porque os temas da sustentabilidade ambiental, relacionados à ecologia, são fundamentais para nós. E ficamos muito felizes em ter a oportunidade de conversarmos sobre o acordo com o Mercosul. Na substância, ele foi concluído, mas há pendências que precisam ser esclarecidas. Como Parlamento, não somos negociadores, mas devemos expressar que quando o acordo chega ao Parlamento, queremos fazer isso rapidamente em paralelo ou antes com o acordo da União Europeia”, explicou Candinas.

Primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados da Suíça, Eric Nussbaumer, se comprometeu em evoluir com essa discussão econômica e destacou a atuação em conjunto pela preservação ambiental. “Acompanho essas questões e também acompanhamos sempre as negociações com o Mercosul. Acreditamos que os desafios econômicos e de sustentabilidade podem ser alinhados e que todos nós temos essa obrigação de conseguir avançar essa agenda do desenvolvimento. As questões ambientais, Amazônia, outros biomas, temos que ter em mente. Estamos entusiasmados e vamos acompanhar positivamente os desdobramentos aqui no Brasil”.

“O Brasil é um país prioritário em vários âmbitos para nós na América Latina (...) Muito obrigado por seu apoio e liderança nas nossas relações bilaterais, sua amizade e a contribuição determinante para que as nossas relações possam avançar e se desenvolver”, agradeceu o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, ao senador Nelsinho Trad.

Pantanal de MS

O senador Nelsinho Trad aproveitou a ocasião para falar a respeito do papel parlamentar no diálogo sobre desenvolvimento sustentável.  Considerou divulgar as belezas e as necessidades da região pantaneira em Mato Grosso do Sul. “Os problemas do Pantanal são parecidos com os da Amazônia, precisamos de um olhar especial para as nossas riquezas naturais”, comentou o senador Nelsinho Trad.

Do Ministério das Relações Exteriores, participaram do encontro o ministro Philip Fox-Drummond Gough, diretor do Departamento de Política Econômica, Financeira e de Serviços (DFIN); e Marco Túlio Scarpelli Cabral, chefe de gabinete da Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente (SECLIMA). Do Parlamento Brasileiro, Tereza Cristina (PP); Damares Alves (Republicanos); Mecias de Jesus (os três senadores integram o Grupo Parlamentar Brasil-Suíça). Também estiveram presentes os deputados Arlindo Chinaglia (PT), presidente da Comissão Temporária do Acordo Mercosul-UE no Parlasul; e Socorro Neri (PP), vice-presidente do Brasil no Parlamaz. “Aqui no Senado Federal, estabelecemos o compromisso de incentivar e desenvolver as relações entre os Poderes Legislativos dos dois países, criando o Grupo Parlamentar Brasil-Suíça”, comentou o senador Nelsinho Trad.

Suíça e Brasil

Atualmente, no Brasil, são 14 mil cidadãos suíços, e a comunidade brasileira na Suíça chega a mais de 21 mil pessoas. “O intercâmbio comercial entre nossos países ultrapassou a marca de 3,4 bilhões de dólares nos últimos anos.  A Suíça é, atualmente, um dos dez países que mais investem no Brasil. Com mais de 400 empresas funcionando em vários setores, eles são responsáveis por mais de 60 mil empregos. E o Brasil é o principal parceiro econômico da Suíça na América Latina. Temos ainda uma intensa agenda de cooperação técnica bilateral no campo da ciência e tecnologia e firmamos várias convenções e tratativas relativos à serviços aéreos, previdência social e sobre matéria tributária”, citou o senador Nelsinho Trad, destacando a importância para o avanço do acordo de livre comércio entre os países membros do EFTA e Mercosul.

A senadora Tereza Cristina apoiou o senador Nelsinho Trad em seu discurso. “Discutir novos condicionantes pode ser até bem-vindo, mas não no acordo, tem que ser em paralelo. Tem que aprovar o acordo e aí discutir depois. Um acordo depois de firmado, tem que findar para a homologação”, disse.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: