Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

RIBAS DO RIO PARDO

Em 2022, Programa Suzano de Educação beneficiou 3,7 mil estudantes em 10 escolas de Ribas do Rio Parto (MS)

Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade do ensino, iniciativa realizada em parceria com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo atingiu 100% das escolas municipais rio-pardenses.

11/04/2023

15:00

ASSECOM

Cerca de 3,7 mil estudantes da rede pública de ensino de Ribas do Rio Pardo (MS) foram beneficiados(as) em 2022 pelo Programa Suzano de Educação (PSE), iniciativa da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, que investe na melhoria da qualidade do ensino, realizada em parceria com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS). Ao longo do ano, o programa envolveu cerca de 300 profissionais da educação (entre professores, coordenadores e gestores) e contou com a adesão de todas as 10 escolas da rede municipal de ensino do município.

“Quando iniciamos a construção da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, assumimos um compromisso de colaborar com o desenvolvimento sustentável local, o que passa diretamente pela educação, em linha com o nosso direcionador de que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’. Nós acreditamos que a promoção de um ensino de qualidade colabora com a redução de desigualdades sociais e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, auxiliando para que estas crianças e jovens estejam mais bem preparados para o futuro. Por isso, foi com muito orgulho que encerramos o ano de 2022 com a adesão de 100% das escolas públicas, índice que pretendemos manter em 2023”, destaca Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

Dentre as ações realizadas pelo programa em 2022, estão: encontros formativos, palestras e cursos com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, com a direção e a coordenação pedagógica das escolas, além de professores na modalidade EaD (Ensino a Distância).  “Um ponto positivo do projeto em 2022 foi a realização da formação continuada com a equipe gestora, apoiando a Secretaria de Educação local na institucionalização de ações formativas para as lideranças e coordenação pedagógica das escolas”, completa Israel.

Ainda em 2022, foi consolidado o grupo de participação social com representantes dos setores de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e conselho tutelar. Esse grupo realizou um importante diagnóstico das condições sociais e, com isso, promoveu o 1° Fórum intersetorial para discutir as políticas de garantia de direitos de crianças e jovens de Ribas do Rio Pardo, aproximando o diálogo entre as instituições de ensino. No ano passado, o PSE apoiou a secretaria municipal de Educação na realização do planejamento estratégico em conjunto com os gestores escolares e a construção do TEAR (Territórios Educativos de Apoio de Ribas do Rio Pardo).

Em Mato Grosso do Sul, além de Ribas do Rio Pardo, a iniciativa contemplou, no ano passado,  estudantes dos municípios de Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas, totalizando 57 unidades de ensino apoiadas e mais de 1,9 profissionais da educação engajados. Ao todo, foram 27.450 mil estudantes beneficiados no estado.

Programa Suzano de Educação

O Programa Suzano de Educação está vinculado à meta de longo prazo da Suzano de aumentar em 40% a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos municípios prioritários até o ano de 2030. Para isso, além de práticas efetivas dos educadores na sala de aula, o programa contempla temas como acesso e a permanência na escola e garantia de outros direitos também, como: segurança alimentar, a erradicação do trabalho infantil e o acesso às políticas públicas sociais. Mais de 200 mil pessoas foram beneficiadas pela iniciativa no ano passado, entre estudantes, educadores(as) e equipes intersetoriais.

Com atuação em 29 municípios de Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia e Espírito Santo e São Paulo, o Programa possui como direcionadores apoiar lideranças educacionais, garantir a equidade no ensino de escolas públicas, formar profissionais da educação e motivar a participação social em prol de uma formação integral do(a) estudante.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: