Campo Grande (MS), Sexta-feira, 29 de Março de 2024

GOVERNO DO ESTADO

Secretário de Governo destaca consolidação do Bioparque como centro de pesquisa e preservação

28/03/2023

16:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

O Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, esteve na manhã desta terça-feira (28) no Bioparque Pantanal, para a abertura da I Jornada de Pesquisa e Tecnologia, em comemoração ao aniversário de um ano do empreendimento. 

No evento, Caravina ressaltou a importância do espaço que vai além do lazer e do turismo, e se consolida como um centro de pesquisa e conservação de espécies, acessível para todos. 

“Além de ser o maior circuito de aquários de agua doce do mundo e o maior aquário público do Brasil, recebendo turistas de vários países, o nosso Bioparque promove pilares como educação, pesquisa, conservação, inovação, inclusão, lazer e cultura, ” destacou.

A Bioparque Pantanal, hoje, se destaca como importante aliado da preservação ambiental, garantindo que animais não desapareçam em razão dos impactos ambientais.

Durante o evento, que também contou com a presença do ex-governador Reinaldo Azambuja, foram inaugurados novos espaços voltados a pesquisa e desenvolvimento tecnológico dentro do complexo do Bioparque Pantanal, sendo eles o CCPN (Centro de Conservação de Peixes Neotropicais) e o Circuito Sustentável de Aquaponia. 

Atualmente o Bioparque conta com aproximadamente 40 mil indivíduos, sendo 355 espécies de peixes, duas espécies de répteis e uma espécie de anfíbio. Além disso, o local dispõe de 239 tanques, onde a maioria (168) são destinados exclusivamente para a pesquisa, conservação, bioeconomia e sustentabilidade.

Com 38 reproduções registradas, sendo duas delas ameaçadas de extinção, o Bioparque vem se destacando na pesquisa e na preservação de espécies. Um exemplo de grande relevância é a reprodução do cascudo viola, uma espécie ameaçada de extinção, com o primeiro registro de reprodução no mundo.

A diretora do empreendimento, Maria Fernanda Balestieri se orgulha das conquistas alcançadas em tão pouco tempo e avalia os resultados como fruto de muito trabalho, empatia e dedicação. “A proposta do espaço é ser orgânico, de experiência e conhecimento para todos. Tendo como base os pilares que sustentam o Bioparque conseguimos ser um local que vai além do lazer e contemplação, agregando experiência para cada um que passa por aqui”.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: