Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Abril de 2024

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

Necessidade de mais estrutura para Carnaval de Campo Grande será debatida em Audiência Pública na próxima sexta-feira, 31

28/03/2023

14:24

MILENA CRESTANI

©DIVULGAÇÃO

A necessidade de mais estrutura para o Carnaval de Campo Grande será debatida em Audiência Pública, promovida pela Câmara Municipal na sexta-feira, dia 31, a partir das 9 horas. O objetivo é ter um local com estrutura adequada, garantindo mais segurança, melhor iluminação e até mesmo fomentando a economia local.

O vereador Valdir Gomes ressaltou que está propondo essa discussão agora para que haja tempo de a prefeitura organizar e estruturar melhor essa festa popular em 2024. “Vamos abrir esse leque porque teremos tempo para discutir. É preciso ver carnaval como uma grande festa e não como uma farra. Ver como oportunidade de renda, como ocorre em Corumbá. É preciso mudar esse conceito”, disse.

Ele ressaltou exemplo do Carnaval de Corumbá, onde a festa gera renda aos moradores da cidade, seja na rede de hotelaria, na venda de comida e bebida. “Aqui quando o carnaval termina as pessoas não tem onde comer, não tem ônibus nos horários para retornarem para casa, não tem segurança suficiente, nem iluminação ou local adequado”, elencou o vereador sobre alguns problemas que precisam ser resolvidos e serão debatidos na Câmara.

O debate foi proposto pelo vereador Valdir Gomes e convocado pela Comissão Permanente de Cultura da Casa de Leis, composta pelos vereadores Ronilço Guerreiro (presidente), Junior Coringa (vice-presidente), Beto Avelar, Professor Juari e Gilmar da Cruz.

Foram convidados para o debate representantes da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca), escolas de samba, de 20 blocos de carnaval oficiais e outros 10 independentes, o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga da Silva Assis, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, o secretário estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda, o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Max Antônio Freitas e representante da Polícia Militar.

Ainda, foram chamados o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Janine de Lima Bruno, a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Katia Warde, a promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, além de representante das igrejas e dos comerciantes que atuam no entorno da Esplanada Ferroviária.

Os desfiles de Carnaval ocorrem na chamada Praça do Papa, que fica nas proximidades de um cemitério e não tem estrutura e iluminação adequadas. Já os blocos concentram-se na região da Esplanada Ferroviária e tem atraído bastante público. O vereador salientou a necessidade de retomar os concursos de fantasia e garantir que a estrutura melhor resulte em mais segurança para todos.

Acompanhe – A Audiência Pública é aberta ao público e acontece no Plenário Oliva Enciso, na Câmara Municipal. É possível acompanhar presencialmente ou pela transmissão ao vivo nas redes sociais Facebook  e Youtube. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: