Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

POLÍTICA

Representando Pantanal e Cerrado, Camila Jara participa da Conferência da Água em Nova York

Evento da ONU quer mobilizar ação para cumprir metas globais

23/03/2023

09:15

ASSECOM

Com o objetivo de discutir maneiras sustentáveis de conservar recursos hídricos pela saúde e pela preservação da vida das pessoas e animais do planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza entre os dias 22 e 24 de março a Conferência sobre a Água, na sede da organização em Nova York (EUA). 

Representando os biomas Pantanal e Cerrado, a deputada federal Camila Jara (PT/MS) participará do evento em missão internacional, apresentando os principais aspectos e desafios que envolvem a preservação da bacia hidrográfica do Pantanal sul-mato-grossense. 

A parlamentar apresentará também propostas e soluções, que vão desde a retomada do Comitê Nacional de Zonas Úmidas – CNZU, que teve seus trabalhos

interrompidos desde 2019, a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai pelo lado brasileiro, até a implantação de desmatamento zero em toda a bacia e uma Política de Redução e Regulação de uso de Agrotóxicos, entre outros. 

Para Camila Jara, é uma honra representar o Pantanal e o Cerrado em uma missão internacional da ONU. “Para se ter uma ideia da importância desse evento, a última conferência da ONU sobre o tema foi há quase 50 anos. E ao longo dessas cinco décadas, muita coisa mudou, e mudou para pior. Além das mudanças climáticas e nos ciclos das chuvas, que vêm impactando as pessoas e seus meios de subsistência, em 30 anos, o país perdeu 1,5 milhão de hectares de superfície de água”, destacou a deputada.

Camila ainda ressaltou o grande desafio que é democratizar o acesso à água e conservar os recursos hídricos. “A nível global, 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem sem água potável e 4,2 bilhões não têm acesso ao saneamento básico gerenciados de maneira segura. Precisamos somar nesse debate porque a conservação dos biomas brasileiros, assim como do Aquífero Guarani, é de fundamental importância na solução desses problemas mundiais”, declarou a parlamentar. 

A conferência será dividida em 5 temas principais para os Diálogos Interativos:

1. Água para a Saúde: Acesso à água potável, higiene e saneamento

2. Água para o Desenvolvimento: Valor da água, relação entre água, energia e alimentação, e economia sustentável e desenvolvimento urbano

3. Água para o Clima, Resiliência e Meio Ambiente: Fontes para o mar, biodiversidade, clima, resiliência e redução ao risco de desastres

4. Água para a Cooperação: Cooperação Internacional e transfronteiriça de gestão de recursos hídricos, cooperação intersetorial e a Água na Agenda 2030

5. Água na Década para a Ação: Acelerar a implementação dos objetivos da década, inclusive por meio do plano de ação da Secretaria Geral da ONU.

De acordo com a ONU, o principal resultado esperado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais.

O documento ajudará a mobilizar ação por parte de governos, setores e demais partes interessadas em alcançar os objetivos e metas globais relacionados à água.

O objetivo é conscientizar sobre a crise global de água e decidir ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o assunto, incluindo aqueles contidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Com muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, atrasados, o progresso na implementação do ODS 6, água e saneamento, é crucial para o alcance da Agenda 2030 particularmente os relacionados à saúde, alimentação, igualdade de gênero, educação, subsistência, indústria, clima e meio ambiente.

*Com informações da ONU


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: