CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Carlão destaca papel do Legislativo como guardião dos recursos públicos e a aprovação de seis projetos de Lei na 1ª sessão ordinária do ano
07/02/2023
15:05
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), destacou no fim da 1º Sessão Ordinária de 2023, realizada nesta terça-feira (07), que o Poder Legislativo Municipal é o guardião dos recursos públicos e que, por isso, o papel fiscalizador dos parlamentares é fundamental para o pleno exercício de seus mandatos. Neste sentido explicou a aprovação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar 851/23, de autoria da Mesa Diretora, que concede remissão e isenção de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), para o serviço de Transporte Público Coletivo Urbano. Pela proposta, para os exercícios de 2023 e 2024, a renúncia da receita deverá ser considerada na elaboração da Lei Orçamentária Anual e concedida mediante Lei específica aprovada pelo Legislativo. A emenda dos vereadores prevê que a isenção seja válida para o ano em que a legislação for aprovada.
“Os vereadores são os guardiões dos recursos e públicos e por isso o papel fiscalizador de nós parlamentares é fundamental para o pleno exercício de nosso mandatos. Essa emenda garante votação e aprovação em plenário para cada concessão da isenção. Também aprovamos em urgência, o Projeto da prefeitura pedindo autorização para transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de outro órgão para outro. Fizemos uma emenda, em nome de todos os vereadores, mantendo a autorização ao Poder Executivo, durante o exercício de 2023, a abrir créditos suplementares até o limite de 15%, conforme estabelecido na Lei Orçamentária Anual. Acrescenta-se ainda à norma que fica vedada a solicitação de autorização ao Poder Legislativo de abertura de créditos suplementares sem a total utilização do limite de 15%. Só poder complementar, quando acabar os recursos deles”, explicou.
Quatro Projetos – Também foi aprovado o Projeto de Lei que institui a Semana de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina no calendário de comemorações oficiais do município. PL que dispõe sobre a gratuidade de transporte para pessoas com câncer nos veículos de transporte coletivo municipal de Campo Grande. Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Médico Cardiologista no município. E, por fim, os vereadores aprovaram o PL que institui o Programa Municipal “Campo Grande Transparente”, destinado a assegurar o cumprimento dos requisitos exigidos pela Escala Brasil Transparente – avaliação 360º, da Controladoria-Geral da União.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Inscrições para Processo Seletivo de estagiário do Ciee encerram hoje
Leia Mais
Vereador de Nova Andradina que trocou voto por gasolina irá para prisão, decide TSE
Leia Mais
Lei derruba exigência de autenticação e outros documentos em órgãos públicos
Leia Mais
Seis sintomas importantes que podem identificar sinais de demência
Municípios