Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

CENSO 2022

Água Clara possui 6º maior percentual de moradores ausentes durante pesquisa em MS

IBGE já recenseou mais de 2,5 milhões de pessoas em MS

03/02/2023

14:20

IDEST

@DIVULGAÇÃOIBGE

Após seis meses em campo, um dos principais desafios para a conclusão do Censo 2022 é encontrar os moradores que não foram encontrados durante as visitas do recenseador e reverter às recusas para responder ao questionário. Água Clara ficou como o 6º município com maior percentual de moradores ausentes.

O Censo 2022 tem registrado percentuais elevados de moradores ausentes. A média de MS é de 5,78% até o dia 31 de janeiro, ficando acima da média do país (4,62%) e é o 5º maior entre as UFs, ficando atrás de Mato Grosso (14,04%), Espírito Santo (9,58%), São Paulo (8,04%) e Tocantins (6,01%). Para efeitos de comparação, no Censo de 2010, não havia um indicador separado para recusa e moradores ausentes. A média das duas situações, somadas, chegou a 1,5% no Brasil ao fim da operação censitária. 

Foram tomadas diversas medidas para se encontrar os moradores ausentes. São feitas pelo menos quatro visitas a um mesmo domicílio quando o morador não é encontrado em casa nessas ocasiões, e no mínimo uma delas ocorre fora do horário comercial. 

O relato do Superintendente do órgão no estado de São Paulo resume parte das mudanças na dinâmica da sociedade nos últimos anos, que ocorreu em muitas cidades de MS também. Francisco Garrido associa o percentual elevado desse indicador em São Paulo às mudanças culturais. 

“A dinâmica de trabalho afetou bastante isso. A média de moradores diminuiu no estado de São Paulo e as pessoas trabalham e estudam. Então normalmente têm uma rotina diária de ir para o trabalho e já ficar para o estudo. Isso também dificultou bastante a coleta das informações, tendo em vista que, em alguns casos, o recenseador volta além das quatro vezes normais previstas no manual. Nós tivemos que voltar até dez vezes em determinados domicílios ou condomínios para cumprir a coleta e mesmo assim a gente acabou com percentuais altos de moradores ausentes”, pontua. 

Os municípios de MS com os maiores percentuais de moradores ausentes são: Bonito - 16,78%, São Gabriel do Oeste – 16,26%, Caracol – 15,20%, Dourados – 14,09%, Jardim – 12,99%, Água Clara – 11,58%, Ribas do Rio Pardo – 11,01%, Ivinhema – 10,97%, Porto Murtinho – 9,44% e Nova Andradina – 8,96%.

IBGE já recenseou mais de 2,5 milhões de pessoas em MS e trabalha para reduzir taxa de recusa 
Em Mato Grosso do Sul, a taxa média de recusas é de 1,74% em dados atualizados no último dia de janeiro. 

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar de o número estar abaixo da média nacional, que foi de 2,43%, é muito importante que todos os moradores sejam recenseados para que os dados possam trazer um retrato fiel da população sul-mato-grossense, afinal, o Censo Demográfico é a principal pesquisa do país que permite traçar um perfil socioeconômico da população. Esse percentual é consideravelmente maior em localidades onde há maior concentração populacional. Em São Paulo, que lidera o ranking entre os estados, a taxa de recusas é de 4,49%, o que equivale a cerca de 720 mil domicílios em que o morador se recusou a prestar informações ao IBGE. 

Os municípios de MS com os maiores índices de recusa são: Terenos - 8,89%, Corguinho – 3,79%, Sidrolândia – 3,62%, Ladário – 3,29%, Bataguassu – 2,88%, Rio Negro – 2,75%, Ivinhema – 2,63%, Dourados – 2,44%, Bela Vista – 2,40% e Nova Alvorada do Sul – 2,31%.

Disque-Censo 137 
Serviço inédito na operação censitária no país, o Disque-Censo foi disponibilizado desde o fim do ano passado. Nele, as pessoas que ainda não foram recenseadas têm a oportunidade de ligar e solicitar a visita de um recenseador. O Atendente do 137 registra a demanda e encaminha para os responsáveis pela área e eles buscam um recenseador que fará a entrevista. 

Além do 137, o informante que ainda não respondeu ao questionário do Censo deve ligar para o 0800 721 8181, que estará disponível até o dia 20 de fevereiro ou procurar uma agência do IBGE na sua cidade. 

Com a cobertura dos setores censitários praticamente concluída, quase 90% da população foi recenseada 
Desde o início da operação, em 1º de agosto, até o dia 31 de janeiro, foram recenseadas 2.504.514 pessoas em Mato Grosso do Sul, em mais de 1,2 milhão de domicílios. Isso representa cerca de 89,3% da população do estado, de acordo com o resultado prévio (2,8 milhões de pessoas). 

A cobertura completa dos setores censitários foi praticamente toda concluída em janeiro de 2023. Em fevereiro e março, permanecerá em andamento o processo de revisão, controle de qualidade e apuração do Censo, com tentativas de reversão de recusas, revisitas a domicílios com morador ausente para realização de entrevistas, além de verificação de domicílios vagos, de uso ocasional, possíveis duplicidades e omissões e preparação para divulgação. A previsão é de que o IBGE divulgue os resultados definitivos do Censo referentes à população dos municípios em abril de 2023.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: