Campo Grande (MS), Sábado, 27 de Abril de 2024

CÂMARA MUNICIPAL DE MARACAJU

Após afastamento de vereadores, suplentes tomam posse

Eles ficarão nas cadeiras apenas até o próximo dia 5

13/12/2022

09:40

CAMPOGRANDENEWS

Jéssica Benitez e Helio de Freitas

Suplentes tomaram posse nesta manhã ©Hosana de Lourdes/tudodoms

Com presença do prefeito Marcos Calderan (PSDB), foram empossados os oito suplentes de vereadores de Maracaju na manhã desta terça-feira (13), pouco antes de iniciar sessão ordinária na Câmara Municipal. Os mandatos serão provisórios com duração até 5 de janeiro do ano que vem.

Nelson Lords e Professora Rosane Jung, os dois primeiros suplentes do PSDB, assumiram as vagas dos vereadores Robert Ziemann (atual presidente) e Laudo Sorrilha, respectivamente. Do MDB, foram chamados Celinho Padeiro para o lugar de Ludimar Portela, Rudmar Laurent para substituir Joãozinho Rocha, Gracinha Pernambucana para o lugar de Hélio Albarello e Adilson Batista para a vaga de Antonio João Marcal de Souza.

Daniel Esquivel e Beto Schwinn, do União Brasil, ficaram no lugar de Ilson Portela e Jefferson Lopes, respectivamente. O suplente Vergilio da Banca (MDB) recebeu mais votos que Gracinha Pernambucana na eleição de 2020, mas ele não poderá assumir porque também é acusado de receber mensalinho nos dois últimos anos da gestão do ex-prefeito Maurilio Azambuja (MDB).

Vergilio era vereador na época, mas não conseguiu se reeleger em 2020. Além dele, os ex-vereadores Adriano da Silva Rodrigues (PSDC) e Toton Pradence (União Brasil) também são investigados na mesma operação.

A posse foi realizada para que a LOA (Lei Orçamentária Anual) da cidade seja votada. A Casa de Leis tem 13 cadeiras e a renovação temporária ocorre porque os titulares foram afastados por determinação da Justiça fruto da terceira fase da Operação Dark Money, batizada como Mensalinho e deflagrada no último dia 7.

A investigação apura suposto esquema de desvio de R$ 23 milhões entre 2019 e 2020 na Prefeitura de Maracaju, com possível participação dos legisladores que foram reeleitos em 2020.

Como a decisão judicial não prevê cassação, apenas afastamento, os suplentes foram empossados com tempo determinado, somente para dar andamento em projetos que precisam ser aprovados ainda este ano.

Com a Casa de Leis cheia, a solenidade durou quase uma hora, sendo que cada um teve três minutos para discursar. Logo depois foi iniciada a votação da LOA. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: