Campo Grande (MS), Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CHAPADÃO DO SUL

Serviço Social Hospitalar da Saúde do Município promove reencontro de paciente com família após 30 anos de separação

02/12/2022

13:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

O Hospital Municipal de Chapadão do Sul, foi palco de um emocionante reencontro familiar na última terça-feira, 29.

Separado de sua família há 30 anos, o paciente Gilberto Lopes Guimarães, de 62 anos, deu entrada ao pronto-socorro da unidade no dia 08/10/2022, após ser trazido pelo Corpo de Bombeiros, desacordado. Foi realizado os primeiros atendimentos e encaminhado em seguida para Campo Grande no Hospital Regional, onde ficou hospitalizado até o dia 08//11/2022, vítima de AVC.

Segundo a diretor clínico, paciente retornou com sequelas do AVC, dependente para a realização de atividades básicas, apesar disso, ele preservava alguns elementos em sua memória, o que ajudou os profissionais da saúde como pistas para o trabalho do serviço social.

O trabalho de busca ativa, realizado pelo Serviço Social hospitalar em parceria com a rede municipal, contou visita domiciliar, coleta de informações com vizinhos e amigos que muito contribuíram com a busca por familiares, como nome de filhos, alguns contatos.

Dentre os contatos fornecidos por vizinhos, foi conseguido após algumas tentativas sem sucesso, o contato de umas de suas filhas via WhatsApp, a qual se propôs falar com outros filhos e nos retornar. Assim iniciaram as chamadas de vídeos diárias através do Serviço Social, sempre falava com os filhos por vídeo, onde foi concretizado o Fortalecimento dos vínculos rompidos há tantos anos, segundo informação de uma das filhas, Gilmara, relata que há 2 anos tinha encontrado o pai pelas redes sociais e que vinha mantendo contato com ele.

Com a realização de trabalho intensivo da rede de serviço do município em parceria com o CRAS do município de Jussiape/BA, foi realizado um trabalho de fortalecimento de vínculos ou futuro estudo de caso com a finalidade de institucionalização. Porém não houve necessidade, pois com o trabalho de rede fortalecido em nosso município e o município de origem do paciente, obtivemos êxito com os familiares, sendo disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Chapadão do Sul, transporte e equipe para acompanhar o paciente no reencontro com seus familiares em Jussiape, aproximadamente 1600km de Chapadão do Sul.

Eliane Larsen , Assistente Social do hospital, relata a importância em lidar com os pacientes e considerar que cada um tem a sua história. “Ao olhar para o paciente e saber que ele tem uma história e algo que poderíamos descobrir, e considerar como o todo, não como ser fragmentado. Isso faz a diferença na vida do outro, como o paciente precisa ser escutado, ter uma escuta qualificada, nunca podemos desistir de buscar pela história, essa emoção do reencontro gera em mim motivação para nunca desistir da busca”. Disse.

A diretora do hospital Gilmara Dacampo, ressaltou a importância do trabalho social no hospital municipal. “Quando o trabalho é realizado com uma equipe humanizada e comprometida com a assistência, o resultado é sempre surpreendente para o serviço, familiares e principalmente para o paciente”. Disse.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: