Campo Grande (MS), Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

INTERIOR

Centro Sebrae Pantanal será inaugurado no dia 31, em Corumbá

Unidade passa a ser referência na promoção de inovação e sustentabilidade dentro do bioma

25/08/2022

10:40

ASSECOM

Uma unidade de referência e com estrutura voltada para atuar na inovação e sustentabilidade vai ser inaugurada em Corumbá, na próxima quarta-feira, 31 de agosto, às 11h. O Centro Sebrae Pantanal está localizado na Avenida Rio Branco, 1180, no bairro Parque Universitário, e possui estrutura diferenciada dos demais prédios da instituição no Estado. O evento de lançamento do ponto reunirá membros do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, além de empresários locais e representantes de entidades parceiras.

O Centro Sebrae Pantanal conta com uma infraestrutura voltada para contribuir com assuntos relevantes ligados ao bioma. O direcionamento do trabalho a ser realizado nessa nova unidade é de atuar como um “hub” para que diferentes entidades, empresários, comunidades, organismos governamentais e instituições de pesquisa tenham um ponto de convergência para discutir o Pantanal.

O diretor superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, reforça que o bioma representa em um ativo de fundamental importância para a biodiversidade e a economia. “O foco do Sebrae é ser um hub para estar junto das instituições que têm um olhar sobre o bioma, e ter um espaço para promover discussões, pensar em soluções conjuntas e atender as dores da sociedade. Queremos fomentar o desenvolvimento no Pantanal, gerando oportunidades para as comunidades, e outras possibilidades existentes na região, como a bioeconomia”, destaca.

O prédio, que já abrigou uma unidade convencional do Sebrae/MS, foi remodelado externamente e internamente. O conceito de natureza foi levado para dentro do espaço, que reserva um contexto inovador. Essas mudanças podem ser percebidas desde a entrada principal, que em meio ao concreto leva peças de madeira que apresentam uma continuidade no interior.

A presença do Sebrae nesse contexto múltiplo do Pantanal ficou mais fortalecida a partir do início do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, que teve início no segundo semestre de 2021 e está em curso. Esse trabalho amplo é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal que foram atingidos pelos incêndios florestais de 2020 e pela pandemia da covid-19.

A partir dele há a capacitação para fortalecer governança e produção na economia criativa nas comunidades da região; fortalecimento do turismo e melhoramento de processos em empresas que atuam em Aquidauana, Miranda, Corumbá, Corguinho, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim; além da valorização da culinária pantaneira em municípios do norte do Estado a partir de cursos em parceria com o Sistema Fecomércio, por meio do Senac.

No eixo do agronegócio, o Pró Pantanal desenvolve ações conjuntas com a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) para apoio em ampliação do sistema de pecuária orgânica e sustentável no bioma. Existe também trabalho com parceria do Sistema Famasul e sindicatos rurais para inserir a apicultura em comunidades, como no Passo do Lontra e na comunidade do Salobra.

Para contemplar a complexidade do programa há apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), do Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

As ações em desenvolvimento dentro do Pró Pantanal têm alcançado comunidades ribeirinhas e empresários da zona urbana e da zona rural em 12 municípios localizados dentro do bioma, atuantes em diferentes setores econômicos. Com essas medidas em andamento e o cenário amplo de discussão em torno da biodiversidade, o Centro Sebrae Pantanal ainda coloca o município de Corumbá em posição de evidência sobre os assuntos ligados ao bioma.

Com essa inauguração, Mato Grosso do Sul passará a contar com um segundo polo especializado do Sebrae. Em Bonito, já existe o Polo Sebrae de Ecoturismo, lançado em 18 de maio de 2022.

Serviço – Inauguração Centro Sebrae Pantanal
Quando: 31 de agosto
Horário: 11h
Local: Avenida Rio Branco, 1180, Parque Universitário – Corumbá (MS)


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: