Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

AQUIDAUANA

Município completa 130 anos nesta segunda-feira (15)

A cidade, conhecida como Portal do Pantanal, é marcada por séculos de história

15/08/2022

07:55

BIANKA MACÁRIO

©DIVULGAÇÃO

Nesta segunda-feira (15), o município de Aquidauana localizado no sudoeste do Estado, completa 130 anos de fundação.  

Oficialmente é o ano de 1892 que consta nos registros, devido ao início do povoamento da região, mas o local é marcado por séculos de história.  

As fronteiras eram uma preocupação do Brasil Império, com isso diversas vilas e cidades foram surgindo com o intuito de manter a fronteira livre de ocupações externas. Aquidauana surge nesse contexto.  

Foi o Major Theodoro Rondon, junto com, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa, João de Almeida Castro e Manoel Antonio de Barros que chegaram às margens do rio com outros fazendeiros e coronéis para povoar a região que era economicamente despovoada.

O Rio Aquidauana deu nome ao município, sua origem vem do vocabulário dos indígenas Guaicuru, que significa rio estreito.  

Assim como outras regiões, já havia a presença de indígenas, com isso os que chegaram haviam de conviver com os locais.  

Atualmente, os indígenas que habitam o município são da etnia Terena, que formam uma população de mais de 9 mil indígenas, distribuídos em 09 aldeias.

O desenvolvimento da cidade esteve ligado também com o processo de expansão de São Paulo.  

Dessa maneira, instala-se a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), com sua estação inaugurada em 1912, ligando Aquidauana a São Paulo, e isso foi um dos fatores responsáveis pelo crescimento econômico da cidade.  

A partir disso facilitou o acesso de pessoas e permitiu a entrada de novos produtos. Dessa maneira, se tornou um núcleo urbano próspero devido à presença da pecuária e da estrada de ferro.  

O município passou a ser um centro de transações comerciais, sendo considerada a cidade mais desenvolvida do sul do Mato Grosso.  

Hoje, cidade centenária, Aquidauana possui belas paisagens dentro e fora da cidade. Além do centro histórico, existem as ruínas do extinto povoado de Santiago de Xerez.

Outras características marcantes da cidade, são suas paisagens naturais, além do Pantanal, tem a Serra de Maracaju.  

Há também algumas cavernas catalogadas, com inscrições rupestres da época dos caçadores-coletores que habitaram essa região a milhares de anos atrás.  

No final do século XX, o turismo chegou às fazendas pantaneiras com o advento das gravações da novela Pantanal (1990), que teve como cenário a Fazenda Rio Negro.  

O Pantanal de Aquidauana, atualmente, possui pousadas pantaneiras distribuídas pelo município, que oferecem as mais variadas opções de lazer.

Comemoração 

A data será comemorada com um desfile cívico e será o primeiro após a pandemia. A partir das 7h30, na rua Sete de Setembro a população poderá prestigiar o momento.  

O tema central do desfile é: “Aquidauana, 130 anos: o Pantanal é aqui, coração do Brasil”.

O desfile é um evento de rua, que atrai os moradores para contemplar as escolas, instituições civis, religiosas e militares que desfilam homenageando a cidade.

Amanhã, a programação começa, com o hasteamento dos pavilhões na Praça dos Estudantes e, dali, todos seguem para a Rua Sete de Setembro, onde acontecerá o desfile.

Este ano o desfile de Aquidauana contará com 69 instituições e 8 bandas e fanfarras participantes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: