ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Lei: Velocidade de internet deve ser informada em fatura
O deputado estadual Paulo Duarte é autor da nova lei
25/05/2022
11:05
ASSECOM
helo
deputado estadual Paulo Duarte (PSB)
As empresas prestadoras de serviços de internet móvel e de banda larga na modalidade pós-paga devem apresentar, na fatura mensal, informações sobre a entrega diária de velocidade de recebimento e envio de dados pela rede mundial de computadores. É o que determina a Lei 5.885, de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PSB), publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (25) e que passa a valer em 60 dias.
Contratadas pelos consumidores no Estado de Mato Grosso do Sul, as empresas ficam obrigadas a registarem a média diária para o recebimento e o envio de dados, não se computando, para o efeito de aferimento, a velocidade praticada entre a zero hora e as 8 horas da manhã.
As informações relativas ao recebimento e ao envio de dados deverão ser prestadas separadamente, por meio de gráficos ou de outra forma que expresse visualmente os valores numéricos do tráfego, de forma a facilitar a compreensão daqueles que se utilizam do serviço.
A Lei prevê sanções para as empresas que descumprirem a determinação, conforme o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. A multa deverá ser em montante não inferior a 10 e não superior a 500 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência), ou índice equivalente que venha a substituí-la, graduada de acordo com a gravidade da infração.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Banco do Brasil simplifica abertura de contas eleitorais para candidatos nas eleições de 2026
Leia Mais
STF autoriza investigação sobre R$ 61 milhões destinados a filme de Jair Bolsonaro
Leia Mais
Venda do Consórcio Guaicurus não terá aumento imediato da tarifa, afirma Agereg
Leia Mais
STF vê gravidade em fala de Flávio sobre urnas, enquanto Kassio evita reação mais dura
Municípios