Previsão do Tempo
Mato Grosso do Sul enfrenta calor de até 34°C e baixa umidade nesta sexta-feira
Sistema de alta pressão mantém tempo seco no Estado; previsão aponta mudança climática a partir de domingo com possibilidade de chuva
25/07/2025
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
O tempo segue firme em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (25) e também no sábado (26), com sol predominante e céu limpo em praticamente todas as regiões do Estado. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a estabilidade atmosférica é causada pela atuação de um sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas.
A condição meteorológica também favorece a presença de ar seco, o que derruba os níveis de umidade relativa do ar para valores entre 15% e 30%, configurando situação de atenção. A recomendação é que a população mantenha a hidratação, umidifique os ambientes e evite exposição ao sol nos horários mais críticos do dia.
Campo Grande: mínima de 19°C e máxima de 31°C
Dourados e Anaurilândia: mínima de 15°C e máxima de 31°C
Ponta Porã e Iguatemi: mínimas de 16°C a 17°C e máximas de 30°C
Porto Murtinho e Corumbá (Pantanal): mínimas entre 18°C e 23°C, com máximas de 34°C
Coxim e Três Lagoas (norte e Bolsão): mínimas entre 15°C e 17°C, máximas de até 32°C
As autoridades reforçam o alerta para o risco de incêndios florestais em razão da combinação entre calor intenso e baixa umidade. A orientação é evitar o uso de fogo em qualquer atividade que possa gerar faíscas ou chamas em áreas vegetadas.
No domingo (27), o clima começa a mudar com a aproximação de uma frente fria. O sol ainda aparece, mas o aumento de nuvens trará possibilidade de chuvas fracas a moderadas, e em pontos isolados podem ocorrer tempestades com raios e rajadas de vento.
Essa mudança é resultado do transporte de calor e umidade do norte do país, aliado à presença de cavados atmosféricos e uma área de baixa pressão sobre o Paraguai. O vento, inicialmente do norte, deve virar para o sul na segunda-feira (28), com intensidade de até 60 km/h.
Entre terça (29) e quarta-feira (30), a entrada de uma massa de ar frio deve provocar queda significativa nas temperaturas. Nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado, as mínimas podem atingir entre 5°C e 8°C. Em Campo Grande, os termômetros podem marcar 12°C.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
The Economist classifica tarifa de Trump como “chocante agressão” ao Brasil e compara interferência à Guerra Fria
Leia Mais
Pacheco rebate anistia a golpistas do 8 de janeiro: “Não foi passeio no parque”
Leia Mais
"Se eu fosse o vice, Bolsonaro teria sido reeleito", diz Mourão ao criticar escolha de Braga Netto
Leia Mais
Sebrae/MS lança Movimento de Rua com foco no fortalecimento do comércio local em Campo Grande
Municípios