Previsão do Tempo
Mato Grosso do Sul enfrenta calor de até 34°C e baixa umidade nesta sexta-feira
Sistema de alta pressão mantém tempo seco no Estado; previsão aponta mudança climática a partir de domingo com possibilidade de chuva
25/07/2025
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
O tempo segue firme em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (25) e também no sábado (26), com sol predominante e céu limpo em praticamente todas as regiões do Estado. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a estabilidade atmosférica é causada pela atuação de um sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas.
A condição meteorológica também favorece a presença de ar seco, o que derruba os níveis de umidade relativa do ar para valores entre 15% e 30%, configurando situação de atenção. A recomendação é que a população mantenha a hidratação, umidifique os ambientes e evite exposição ao sol nos horários mais críticos do dia.
Campo Grande: mínima de 19°C e máxima de 31°C
Dourados e Anaurilândia: mínima de 15°C e máxima de 31°C
Ponta Porã e Iguatemi: mínimas de 16°C a 17°C e máximas de 30°C
Porto Murtinho e Corumbá (Pantanal): mínimas entre 18°C e 23°C, com máximas de 34°C
Coxim e Três Lagoas (norte e Bolsão): mínimas entre 15°C e 17°C, máximas de até 32°C
As autoridades reforçam o alerta para o risco de incêndios florestais em razão da combinação entre calor intenso e baixa umidade. A orientação é evitar o uso de fogo em qualquer atividade que possa gerar faíscas ou chamas em áreas vegetadas.
No domingo (27), o clima começa a mudar com a aproximação de uma frente fria. O sol ainda aparece, mas o aumento de nuvens trará possibilidade de chuvas fracas a moderadas, e em pontos isolados podem ocorrer tempestades com raios e rajadas de vento.
Essa mudança é resultado do transporte de calor e umidade do norte do país, aliado à presença de cavados atmosféricos e uma área de baixa pressão sobre o Paraguai. O vento, inicialmente do norte, deve virar para o sul na segunda-feira (28), com intensidade de até 60 km/h.
Entre terça (29) e quarta-feira (30), a entrada de uma massa de ar frio deve provocar queda significativa nas temperaturas. Nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado, as mínimas podem atingir entre 5°C e 8°C. Em Campo Grande, os termômetros podem marcar 12°C.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Descriminalização do aborto: entenda o que está em discussão no STF e o que pode mudar no Brasil
Leia Mais
Ciro Gomes deixa o PDT e estuda filiação ao PSDB ou União Brasil para disputar eleições de 2026
Leia Mais
Desmembramento de processo no STJ reacende disputa por vaga no Tribunal de Contas de MS
Leia Mais
Prefeituras de MS caem em “conto de fadas” de advogados e acumulam dívidas milionárias com a Receita Federal
Municípios