Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

SHOWTEC 2022

Painel Raízes Profundas debaterá benefícios e desafios do SPD durante a feira

Programação técnica é aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo youtube da Fundação MS

24/05/2022

17:55

ASSECOM

Espaço destinado aos palestrantes para que possam mostrar em detalhes as raízes das diferentes culturas expostas

O plantio de culturas de cobertura é uma das estratégias mais eficazes para melhorar a sustentabilidade da agricultura em regiões tropicais e subtropicais. Quem afirma é o engenheiro agrônomo e professor de Fertilidade do Solo, Eduardo Fávero Caires, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR), que comandará a palestra "Química do Solo – Corrigindo problemas em Sistema de Plantio Direto (SPD)". O evento acontecerá no dia 25 de maio, às 15h30, no Painel "Raízes Profundas", durante o Showtec 2022, na sede da Fundação MS, em Maracaju (MS).

"O plantio direto, quando conduzido de acordo com seus princípios básicos, como o não revolvimento do solo, cobertura permanente da terra e rotação diversificada de culturas é um sistema que traz muitas vantagens. Entre elas, a melhoria da qualidade da área por meio do aporte de matéria orgânica, resultando em aumento na capacidade de troca de cátions (CTC), na atividade biológica, e na infiltração e armazenamento de água", explica Caires.

Com espaço para receber até 400 pessoas, a Trincheira Show é uma escavação do solo, percorrendo diversos sistemas de cultivo em um corredor de 30 metros de comprimento e de 2 metros de altura, que possibilita conhecimento e prática para os participantes sobre o que acontece com a cultura abaixo do nível do solo.

O espaço permite conciliar ciência com prática. Neste evento, serão disponibilizados sete tipos de coberturas, sendo aveia branca, braquiária Piatã e milho em consórcio com os capins Ruziziensis, Piatã e Decumbens e com os panicum Mombaça e Zuri. Haverá demonstração também de tratamentos com a aplicação dos inoculantes Azospirillum brasilense e Bacillus spp.

As tecnologias servem de gancho para os palestrantes que trarão resultados científicos, muitas vezes, de difícil intepretação por técnicos e produtores, e conseguem, naquele ambiente, ilustrar para os participantes, de uma maneira mais visual, para onde caminha ciência e o porque disso tudo.

"Estamos falando de 13 tratamentos inseridos na trincheira e sete culturas diferentes e dois ativos biológicos já validados comercialmente. É um ambiente positivo no sentido de diversificação de tecnologias. Fica nítido como as raízes melhoram o perfil e como elas se desenvolvem no ambiente de solo", disse o pesquisador do setor de Manejo e Fertilidade do Solo da Fundação MS e o responsável pela condução dos tratamentos utilizados pela Trincheira Show, Douglas Gitti.

Para o Caires, entender essa questão pode colaborar para os resultados em produção, principalmente diante de um cenário de mudanças climáticas. "Existe um enorme desafio pela frente de se produzir bem em condições adversas de clima. Isso só será possível com o manejo adequado dos sistemas de produção visando a melhoria do perfil do solo para garantir maior crescimento e melhor distribuição das raízes", avalia Caires.

O Painel Raízes Profundas conta ainda com a participação do Dr. Henrique Debiasi, da Embrapa Soja, abordando o tema "Biologia do solo: Coberturas vegetais e seus benefícios". O debate será moderado elo Dr. Ricardo Ralisch, da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

Tradicional no calendário de Mato Grosso do Sul, a 25ª edição do Showtec reúne as novidades do setor sobre tecnologias, insumos e maquinários, proporcionando também a disseminação de informações. A feira contará com mais de 150 expositores e programação técnica que abordará temáticas que permitem melhorias nas lavouras e na condução das propriedades.

O Showtec 2022 conta com a promoção da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS). O apoio é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto (FEBRAP), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Semagro), por meio do Fundo para Desenvolvimento das Culturas para o Milho e para a Soja (Fundems), e Prefeitura Municipal de Maracaju. O Showtec tem patrocínio na modalidade ouro do Sicredi, MS Energy Engenharia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (Senai MS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS), na prata da Inpasa Brasil e Bradesco e na bronze da Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense (Copasul).

****Programação Trincheira Show****

25/05 (quarta-feira)

Das 15h30min às 17h30min

Painel - Raízes Profundas

Química do solo: Corrigindo problemas em Sistema de Plantio Direto

Palestrante – Dr. Eduardo Fávero Caires – UEPG

Biologia do solo: Coberturas vegetais e seus benefícios

Palestrante – Dr. Henrique Debiasi – Embrapa Soja

Debate

Moderador – Dr. Ricardo Ralisch – UEL

26/05 (quinta-feira)

Das 15h30min às 17h30min

Painel - Escassez de Fertilizantes

Insumos biológicos para o fornecimento de nutrientes

Palestrante – Dr. Mariângela Hungria – Embrapa Soja

Uso eficiente dos fertilizantes

Palestrante – Dr. Godofredo Cesar Vitti – ESALQ/USP

Debate

Moderador – Dr. Ricardo Ralisch – UEL


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: