CARNAVAL 2022
Caprichosos abre desfile das escolas de samba em Corumbá nesta sexta-feira
22/04/2022
13:00
Texto e fotos: Subsecretaria de Comunicação
Cinco escolas de samba saem hoje à noite na Avenida General Rondon, a passarela do samba, abrindo a disputa no carnaval de Corumbá, um dos maiores e mais tradicionais do Brasil. A influência do Rio de Janeiro é muito forte na festa pantaneira, devido a presença da Marinha na vizinha cidade de Ladário, o que diferencia o carnaval local de outras regiões.
O evento tem o apoio do Governo do Estado, que destinou R$ 760 mil para as escolas de samba e blocos oficiais, além do custeio do cachê de um show nacional. Para o governador Reinaldo Azambuja, que prestigiou a festa em anos anteriores, os recursos representam investimento em um carnaval que movimenta a cadeia do turismo e gera emprego e renda.
Acompanhando o evento, o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Gustavo Cegonha, destacou a vibração da cidade com a onda do samba, reafirmando que é compromisso do Governo do Estado promover e apoiar eventos culturais que integram as comunidades. “É muita emoção assistir a esse carnaval, estou impressionado com sua grandeza”, disse.
O dirigente cultural afirmou que o poder público está devolvendo a cultura ao povo no formato de carnaval, depois de dois anos de pandemia do coronavírus, com o governador Reinaldo Azambuja validando o aumento do valor dos repasses às entidades carnavalescas de Corumbá e Campo Grande. “Com certeza, em 2023 faremos algo ainda maior”, garantiu.
Blocos
A folia pantaneira começou com muita antecedência, no dia 2 de abril, quando a prefeitura promoveu a escolha da Corte de Momo. A programação oficial do “Carnaval do Retorno da Nossa Alegria” garante oito dias de muita animação, com roda de samba no porto-geral, bailes infantis na Praça da Independência e no distrito de Albuquerque e desfile de fantasias.
Na noite desta quinta-feira, o circuito do samba recebeu um grande público para assistir ao desfile os onze blocos oficiais, iniciado às 20h. Mais de seis mil foliões cruzaram a passarela do samba defendendo as cores de suas agremiações. A Corte de Momo se fez presente, recepcionando a cada bloco na entrada da avenida, animando a plateia nas arquibancadas e camarotes.
O desfile, que se encerrou na madrugada de hoje (22), foi aberto pelos Intocáveis, vindo a seguir: Afro Samba reggae, Águia da Vila, Flor. de Abacate, Praia, Bola e Cerveja, Oliveira Somos Nós, Arthur Marinho, Bola Preta, Nação Zumbi, Vitória Régia e Clube dos Sem.
Escolas
O esperado desfile das dez escolas de samba será aberto às 20h pela Caprichosos de Corumbá, com o enredo “Quebrando as barreiras do preconceito, a Caprichosos te convida a manter os pés no chão, mas deixe o amor tomar conta do seu coração”. Em seguida, é a vez da Mocidade Independente da Nova Corumbá ganhar a General Rondon. A escola da Zona Sul da cidade canta: “A esperança que surge das matas: Ossaim, o Orixá da saúde”.
A Acadêmicos do Pantanal é a terceira a desfilar. A agremiação defende o enredo “Da Terra sou particular, do fogo sou paixão. Do ar sou infinito, da água sou imensidão”. Já com o enredo ”Sou mulher, meu lugar é na Império. Cantar meu samba é o que mais quero!”, a Império do Morro, vice-campeã em 2020, se apresenta logo em seguida.
A primeira noite de desfile da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) será encerrada pela Estação Primeira do Pantanal, com o enredo “Uma fantástica viagem ao reino da imaginação”. A programação de hoje inclui roda de samba, ao meio-dia, no porto-geral, e show na Praça Generoso Ponce, às 3h de sábado, horário previsto para o encerramento do desfile.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MPT mantém plantão para denúncias de violações trabalhistas durante o feriado do Dia do Trabalhador em MS
Leia Mais
Servidora pública reincidente é presa por embriaguez ao volante e agressão a policial em Campo Grande
Leia Mais
Anvisa mantém interdição de creme dental Colgate Total Clean Mint por relatos de lesões bucais
Leia Mais
Feriado do Dia do Trabalhador tem mais de 100 médicos nas UPAs e CRSs de Campo Grande
Municípios