Deputados devem votar seis projetos de lei na sessão desta quarta-feira (16)
Sessões são realizadas no plenário da ALEMS com participação presencial ou remota dos parlamentares
16/03/2022
07:00
OSVALDO JÚNIOR
©DIVULGAÇÃO
Seis projetos estão pautados para a sessão ordinária desta quarta-feira (16) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Entre outras disposições, as propostas tratam sobre criação de data em memória às vítimas da Covid-19, promoção de direitos a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), combate à erotização de crianças e mudança no quadro de efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
De autoria do deputado Professor Rinaldo (PSDB), o Projeto de Lei 219/2021 está entre os pautados para segunda discussão. A matéria institui o Dia Estadual em Memória das Vítimas da Covid-19. A data proposta é 31 de março. Foi nesse dia, em 2020, que faleceu a primeira pessoa em Mato Grosso do Sul em decorrência da contaminação pelo novo coronavírus. A vítima foi uma idosa de 64, que morava em Batayporã e que estava internada em um hospital de Dourados.
Também devem ser votados, em segunda discussão, dois projetos de lei de promoção de direitos de pessoas com TEA - são o 201/2021, do deputado Neno Razuk (PTB) e o 221/2021, do deputado Barbosinha (DEM). O primeiro cria o Programa de Diagnóstico Precoce e Atendimento Multiprofissional para Pessoas com TEA. O segundo assegura a essas pessoas e a um acompanhante o direito à meia-entrada nas sessões de cinema, teatro, espetáculos esportivos, shows e outros eventos culturais e esportivos realizados no Estado.
Outro projeto de lei previsto para segunda discussão é o 231/2019, proposto pelo deputado Capitão Contar (PSL). A proposta trata sobre a “proibição de exposição de crianças e adolescentes no âmbito escolar, a danças que aludam a sexualização precoce e a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à erotização infantil, nas escolas públicas e privadas do Estado”.
Do Poder Executivo, deve ser votado, também em segunda discussão, o Projeto de Lei Complementar 01/2022. A proposta cria os Quadros Suplementares de Efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, altera as Leis Complementares 278/2020 e 279/2020. As vagas criadas nesses quadros serão destinadas à promoção por tempo de convocação ou de designação do militar convocado ou designado para o serviço ativo.
Além desses, deve ser votado, em discussão única, o Projeto de Lei 346/2021, de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT). A proposta declara de Utilidade Pública Estadual a Instituição Cultural de Músicas Regionais e Raízes do Mato Grosso do Sul - Origens e Raízes, com sede em Campo Grande.
Serviço
A sessão é transmitida ao vivo pelo Canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este domingo, 27
Leia Mais
Domingo será de calor intenso em MS antes da virada no tempo com chegada de frente fria
Leia Mais
Senadores de MS chegam aos EUA e alinham estratégias contra tarifaço de Trump
Leia Mais
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 51 milhões no próximo sorteio
Municípios