Após ataque hacker, Sanesul distribui cerca de 13 mil contas de água com valores corrigidos
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Saneul) sofreu uma invasão cibernética no fim de dezembro que afetou o sistema para atendimentos presenciais.
04/02/2022
18:30
G1
Unidade da Sanesul no distrito de Casa Verde, em Nova Andradina (MS) ©Edemir Rodrigues/Subcom
Pouco mais de um mês depois do ataque hacker que derrubou todo o sistema operacional da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), a empresa começou a distribuir cerca de 13 mil novas contas que corrigem as cobranças indevidas de dezembro, decorrentes da invasão.
No fim do ano passado, a Sanesul sofreu um ataque cibernético, obrigando a companhia a fazer o faturamento pela média, em torno de 2%, das 520 mil ligações operadas pela empresa, beneficiando aproximadamente 214 mil famílias.
O diretor-presidente da companhia de saneamento, Walter Carneiro Júnior, destacou que a Sanesul tem usado os meios de comunicação para esclarecer o transtorno e tranquilizar os consumidores atingidos pelo crime cibernético.
A companhia ressaltou que o abastecimento de água nas cidades operadas pela Sanesul não foi afetado, estando todos os sistemas operacionais de água funcionando normalmente.
Um ataque hacker, identificado na madrugada do dia 26 de dezembro, tirou do ar todo o sistema da Sanesul, companhia de saneamento que atende 68 dos 79 municípios de MS, fazendo com que os serviços eletrônicos oferecidos pela plataforma fossem interrompidos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara vai votar com urgência projeto que torna crime hediondo a falsificação de bebidas
Leia Mais
Defesa de Henrique Budke evita, por enquanto, recorrer para garantir retorno ao cargo de prefeito de Terenos
Leia Mais
Azambuja, Loubet e Pollon assumem o protagonismo nas articulações políticas para 2026 em MS
Leia Mais
A sabedoria de ser como a água
Municípios