Deputado Pedro Kemp cobra implantação de central de intermediação com intérpretes de libras
Pedro Kemp cobrou efetividade de lei de sua autoria que garante direitos da comunidade surda do Estado
06/10/2021
12:45
CHRISTIANE MESQUITA
deputado estadual Pedro Kemp (PT)
O deputado estadual Pedro Kemp (PT) defendeu nesta manhã (6) na tribuna virtual da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) que seja implantada a central de intermediação que garante o atendimento remoto ou presencial com intérprete de libras dos surdos. “A Lei 5382/2019, de minha autoria já garante isso, mas o Estado deve garantir o seu efetivo e amplo atendimento por meio do uso e difusão, tradução e interpretação de libras. A implantação deve ser efetiva para que de fato as pessoas surdas possam se comunicar adequadamente em todos os órgãos públicos do Estado”, explicou.
“Para garantir esse direito, o Estado capacitará os servidores ou pode contratar intérpretes, também implantando a central de intermediação para atendimento presencial ou online em órgãos que prestem serviços essenciais, especialmente os de saúde, educação e segurança. A lei é de 2019 e o serviço ainda não está funcionando, as entidades que atuam em favor da pessoa surda nos procuraram reivindicando o serviço”, relatou Kemp.
O deputado ainda pediu o apoio dos demais parlamentares. “As leis não podem ficar no papel, senão ficam inócuas. Além de recebermos as demandas da sociedade civil, apresentarmos os projetos, temos também que cobrar a implantação destas leis aprovadas. Quando ela não é implantada, não atende seus objetivos e não alcança os direitos das pessoas", concluiu Pedro Kemp.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bataguassu retoma atendimentos com urologista e zera fila de espera de 56 pacientes
Leia Mais
Governo brasileiro atende pedido da família e autoriza nova autópsia no corpo de Juliana Marins
Leia Mais
Cristina Mortágua faz apelo nas redes sociais: “Fui expulsa de casa, estou cheia de bicho e sem comida”
Leia Mais
Bolsonaro articula ‘poder paralelo’ no Senado para confrontar STF, mesmo fora da Presidência
Municípios