Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: é preciso cuidar da saúde mental
10/09/2021
10:00
ASSECOM
No dia 10 de setembro, o assunto suicídio entra em pauta de maneira mais intensa, com o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, denominada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a data é utilizada para fazer um alerta à toda a população sobre a gravidade do tema. Para a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), a saúde mental é um pilar importante para o bem-estar. Por isso, o plano de saúde se preocupa constantemente em trazer iniciativas diferenciadas para cuidar dos servidores do estado e seus familiares.
Conforme explica a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o descuido com a mente pode trazer consequências para o indivíduo. “A depressão, a ansiedade, a falta do olhar cuidadoso na saúde mental trazem sequelas irreversíveis à família e à sociedade. Por isso, precisamos dar atenção ao tema e estarmos atentos”.
O cenário de pandemia e a necessidade do isolamento social, de acordo com Maria Auxiliadora, fizeram com que as pessoas se sentissem mais solitárias, o que pode ser um indicativo para um quadro de fragilização da saúde mental. “Já tínhamos a preocupação em relação aos cuidados com a mente e, neste momento, a pandemia trouxe novas dores emocionais para as pessoas. A transformação no modo de se viver impactou fortemente a sociedade”.
Embora o período mais intenso da pandemia já tenha passado, o coronavírus ainda é um problema na sociedade. A diretora de Assistência à Saúde da Cassems salienta que as mudanças na rotina e o medo constante de adquirir a Covid-19 contribuem para uma piora na saúde mental. “As regras de isolamento social e o desestímulo ao contato físico afetam o modo de vida das famílias e traz a solidão para mais perto de cada um de nós”.
De acordo com coordenadora de Psicologia da Cassems, Cláudia Szukala, a Caixa dos Servidores está sempre atenta a questão da saúde mental. “Temos esse olhar cuidadoso com a saúde da mente há muito tempo. Agora, com a pandemia, tivemos que intensificar essas ações. As situações de isolamento, incertezas, medos e tristezas estão mais constantes na pandemia. Então, é necessário retomar essa assistência com mais iniciativas, que alcancem todos os beneficiários”.
Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia
A Cassems desenvolveu várias ferramentas e ações para atenuar o sofrimento das pessoas que estão passando por esse momento delicado. No início de maio, a Caixa dos Servidores lançou um serviço de acolhimento psicológico, via telefone, para os seus beneficiários e colaboradores de todo o estado.
Cuidar, acolher e humanizar são verbos que fazem parte do dia-a-dia da diretoria e dos colaboradores da Cassems. Com a adoção do protocolo “Visita 0”, que restringe as visitas aos pacientes internados por Covid-19 no Hospital Cassems de Campo Grande, a Caixa dos Servidores lançou ações que visam amenizar o distanciamento entre o paciente e seus familiares, além de oferecer todas as informações sobre o internado.
O “Robô Ipê” é uma ferramenta de televisita que auxilia os familiares de pacientes com Covid-19 internados, onde, por meio de vídeo, eles podem conversar com o ente internado. As famílias também recebem boletins médicos diários via e-mail. Com esse recurso, pioneiro em Mato Grosso do Sul, os familiares podem agendar um horário definido com a equipe técnica. No ápice da pandemia, a Cassems ergueu a estrutura do “Espaço Acolher”, composta por dois containers e montada no estacionamento do Hospital de Campo Grande, feita exclusivamente para receber os familiares de pacientes internados.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena 2.865: apostas de GO e SP acertam as 6 dezenas e dividem prêmio de R$ 103 milhões
Leia Mais
PL demite Fábio Wajngarten após vazamento de mensagens com Mauro Cid sobre Michelle Bolsonaro
Leia Mais
Projeto de Lei propõe novo padrão de atendimento ao cidadão em Campo Grande com foco em inovação e eficiência
Leia Mais
Gianni Nogueira desponta como nome bolsonarista ao Senado por MS, aponta pesquisa
Municípios