Drive-thru de vacinação contra Covid-19 da Cassems encerrou participação na força-tarefa de vacinação nesta terça-feira
Ponto de vacinação da Caixa dos Servidores aplicou cerca de 60 mil doses, em 5 meses de funcionamento.
01/09/2021
10:40
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Depois de 5 meses contribuindo na força-tarefa da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), o drive-thru da Cassems de vacinação contra a Covid-19 encerrou suas atividades, nesta terça-feira (31). Funcionando desde o fim de março, o ponto de imunização da Caixa dos Servidores atingiu a marca de 60 mil doses aplicadas, exercendo importante papel de um dos agentes de saúde mais ativos do estado. A criação do drive nasceu no auge da pandemia, quando os leitos de UTI estavam em absoluta superlotação, nos hospitais públicos e privados, após reunião no gabinete de crise da Sesau, quando foi proposto aos planos de saúde, uma força-tarefa de imunização, para os primeiros 30 dias da campanha de vacinação. Hoje, com a mudança no cenário, onde a ocupação de leitos está em decréscimo e Mato Grosso do Sul mantém a liderança nacional no número de doses aplicadas, decidiu-se pelo encerramento das atividades do drive-thru da Cassems.
Inicialmente, o drive-thru foi montado no Centro Médico e de Diagnóstico Avançado da Cassems (CMDA), onde ficou até o dia 25 de maio, sendo transferido para a sede da Caixa dos Servidores, na Rua Antônio Maria Coelho. O objetivo da mudança foi usar o estacionamento do Yotedy para concentrar e organizar o maior número de veículos no local, evitando, assim, um impacto maior na via pública. A primeira dose aplicada no drive-thru da Caixa dos Servidores foi feita no dia 22 de março e, desde então, uma média de 500 pessoas foram vacinadas, por dia. Em cinco meses de funcionamento, o drive-thru viveu dias de intensa movimentação e alta procura pelas doses da campanha vacinal. No mês de julho, por exemplo, em um único dia, quase 1.200 doses foram aplicadas.
A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, explica que a Caixa dos Servidores aceitou de imediato participar da ação e o empenho da equipe durante todos os dias de funcionamento do ponto de imunização. “A Cassems demonstrou empatia e adotou o projeto imediatamente. Na saúde suplementar, fomos a única operadora que conduziu ininterruptamente, desde março, o cronograma de vacinas e as portas do nosso drive estavam abertas nos dias os quais ocorreram. Mesmo após os 30 dias combinados com a Sesau, nós mantivemos o drive funcionando, com nossos colaboradores na linha de frente. A Cassems cumpriu seu papel social, como sempre fez, em mudar cenários em Mato Grosso do Sul e está feliz em ter cumprido a nobre missão, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. Encerramos o drive thru com, aproximadamente, 60 mil vidas vacinadas e protegidas contra a Covid-19 em um atendimento humanizado, acolhedor e voltado a toda a população de Campo Grande”.
De acordo com o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, a experiência de contribuir com a campanha de vacinação na capital foi muito gratificante. Ayache também agradeceu a oportunidade confiada pela Prefeitura de Campo Grande e às equipes da Cassems que estiveram à frente do drive-thru.
“Ao longo dos últimos 5 meses, nós da Cassems conseguimos contribuir para o processo de vacinação da nossa capital. Foram cerca de 60 mil pessoas vacinadas no nosso drive-thru, com a colaboração dos nossos funcionários que passaram por essa experiência de contribuir no combate à Covid-19, essa pandemia que trouxe uma calamidade sanitária a todo o mundo. Portanto, agora, nós estamos reiniciando as nossas atividades de prevenção e atendimento ambulatorial e, com isso, nossos funcionários passarão a cumprir a missão que antes desenvolviam. Agradecemos a confiança da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Campo Grande e, sobretudo, da população campo-grandense. Acreditamos que o processo de vacinação estará muito bem encaminhado nas outras unidades de imunização da nossa cidade. Acreditamos que essa nova fase da vacinação, onde entra a segunda dose e a dose de reforço para a população de risco, é fundamental para o sucesso do combate à pandemia.
O secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, salientou o papel importante que a Cassems desenvolveu durante a sua participação na força-tarefa. “Campo Grande se destaca nacionalmente na quantidade de doses aplicadas da vacina contra a Covid-19, são mais de 1 milhão de doses, e a Cassems teve um papel muito importante nesse número, vacinando cerca de 60 mil pessoas. A pandemia ira deixar seu legado, infelizmente muitos óbitos, mas, também, um aprendizado que vai servir para o resto de nossas vidas. Esse comprometimento cívico que a Cassems teve junto à sociedade de Campo Grande tem que ser referenciado e agradecido eternamente. Agradeço o empenho incondicional do Ricardo Ayache, da Maria Auxiliadora Budib e de todos os colaboradores envolvidos pela dedicação dispensada nesses 5 meses de atividades”.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fábio Trad desafia bolsonaristas: “Vão defender a execução dos 35 deputados do PL investigados?”
Leia Mais
Crise na federação entre União Brasil e PP ameaça estabilidade da base governista em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
STF reativa processo derivado da Operação Lama Asfáltica em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Parque das Nações Indígenas permanece fechado após temporal em Campo Grande
Municípios