Política / Partidos
Em federação com o PT, Partido Verde define chapas próprias para 2026 em Mato Grosso do Sul
PV lançará dois candidatos a deputado federal e dois a estadual, com paridade de gênero; governo e Senado terão apoio aos nomes do PT
19/01/2026
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A federação entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido Verde levará o PV a lançar quatro candidaturas próprias nas eleições de 2026 em Mato Grosso do Sul: dois nomes para deputado federal e dois para deputado estadual, respeitando a paridade de gênero — um homem e uma mulher em cada disputa.
A informação foi confirmada pelo ex-vereador de Campo Grande e presidente estadual do PV, Marcelo Bluma. Segundo ele, no âmbito da Federação Brasil da Esperança, o PV apoiará os candidatos do PT para os cargos majoritários no Estado.
“Para Governo e Senado, os candidatos da Federação serão Fábio Trad e Vander Loubet, respectivamente”, afirmou Bluma.
Apesar da estrutura já definida, o dirigente evitou antecipar os nomes que disputarão as vagas proporcionais pelo PV. De acordo com ele, as conversas estão em andamento e incluem possíveis candidatos atualmente filiados a outras legendas.
“A janela de transferência partidária abre em março. Até lá, teremos muitas conversas e especulações, mas as definições devem ocorrer no início de abril”, explicou.
Questionado sobre uma eventual candidatura, Marcelo Bluma descartou concorrer a qualquer cargo em 2026. Segundo ele, a decisão está ligada à dedicação à atividade profissional.
“Mesmo quando exercia mandatos eletivos, nunca abandonei minha atividade profissional. Nos últimos anos, tenho dedicado cada vez mais tempo ao meu escritório. Neste ano, ajudarei os candidatos do PV como dirigente partidário, mas seguirei focado no trabalho profissional”, concluiu.
Com a estratégia, o Partido Verde busca fortalecer sua presença no Legislativo dentro da federação com o PT, mantendo alinhamento nos cargos majoritários e autonomia na composição das chapas proporcionais para a eleição de 2026.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Riedel retoma comando do Executivo estadual e inicia 2026 sob clima de disputa eleitoral
Leia Mais
Sicredi lança multicotador para seguros de condomínio e integra cotações de três seguradoras líderes
Leia Mais
Renovação automática da CNH beneficia mais de 323 mil motoristas na primeira semana e gera economia de R$ 226 milhões
Leia Mais
Inscrições para o Bolsa Atleta 2026 começam nesta segunda-feira; bolsas chegam a R$ 16,6 mil
Municípios