Campo Grande (MS), Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Política Internacional

Bolsonaristas atacam Trump nas redes após revogação de sanções contra Alexandre de Moraes

Retirada das punições com base na Lei Magnitsky gera indignação entre apoiadores de Bolsonaro e expõe desgaste do ex-presidente dos EUA com a base bolsonarista

13/12/2025

07:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A decisão do governo dos Estados Unidos, comandado pelo presidente Donald Trump, de revogar as sanções impostas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e à sua esposa, Viviane Barci de Moraes, provocou forte reação de bolsonaristas nas redes sociais. A medida, anunciada na sexta-feira (12), desencadeou críticas diretas ao chefe da Casa Branca, especialmente em seus perfis oficiais, onde brasileiros manifestaram indignação, frustração e ruptura política.

As punições haviam sido aplicadas em julho e ampliadas em setembro, quando passaram a atingir também Viviane Barci de Moraes e a empresa da família, o Lex Instituto de Estudos Jurídicos, com base na Lei Magnitsky, legislação norte-americana utilizada para punir estrangeiros acusados de violações de direitos humanos.

Pedido de Lula e reaproximação diplomática

A revogação das sanções ocorreu após um pedido formal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Donald Trump para que as restrições contra autoridades brasileiras fossem retiradas. Com a melhora do diálogo entre os dois governos, o Palácio do Planalto já trabalhava com a expectativa de uma resposta positiva por parte dos Estados Unidos.

O gesto marcou uma mudança de postura da Casa Branca em relação ao Brasil e foi interpretado como um sinal de distensão diplomática entre os dois países.

Reação bolsonarista e críticas públicas

A decisão, no entanto, foi recebida com revolta por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em comentários nas redes sociais de Trump, internautas passaram a atacar o presidente norte-americano e anunciaram que deixariam de segui-lo.

Entre as mensagens mais recorrentes estavam frases como:

  • Deixando de seguir, tchau

  • Game over para o Brasil

  • Por que retirou as sanções de Moraes?

  • Arregou para o Alexandre de Moraes

Parte dos usuários afirmou ter perdido o respeito por Trump, acusando-o de voltar atrás em uma decisão considerada firme e alinhada aos interesses do bolsonarismo.

Contexto das sanções

As sanções haviam sido adotadas durante a gestão Trump como resposta à atuação de Alexandre de Moraes como relator da ação penal que investigou a trama golpista, processo que resultou na condenação de Jair Bolsonaro e de aliados. À época, o próprio governo americano justificou as medidas como reação à prisão do ex-presidente brasileiro, atribuindo caráter político à decisão.

A Lei Magnitsky prevê punições severas, como:

  • Bloqueio de bens e contas nos Estados Unidos

  • Proibição de entrada em território norte-americano

  • Vedação de relações comerciais com empresas e instituições financeiras dos EUA

Impactos políticos

Com a revogação das punições, o episódio inaugura um novo capítulo na relação entre Brasil e Estados Unidos, ao mesmo tempo em que amplia o desgaste de Donald Trump junto a setores do bolsonarismo, que viam na aplicação da Lei Magnitsky um instrumento de pressão internacional contra o ministro do STF.

O recuo da Casa Branca expõe também divisões internas no campo conservador brasileiro e enfraquece a estratégia de internacionalização do discurso bolsonarista contra o Judiciário.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: