Sebrae / Empreendedorismo
Sebrae/MS reforça inclusão de pequenos negócios em debate no Congresso do Ministério Público
Evento reuniu lideranças estaduais para discutir políticas públicas e desenvolvimento sustentável
01/12/2025
08:15
DA REDAÇÃO
Integração institucional guiou o debate sobre políticas públicas e desenvolvimento sustentável
A atuação conjunta entre instituições públicas e parceiros estratégicos ganhou destaque no XV Congresso Estadual do Ministério Público, que nesta sexta-feira (28) promoveu uma mesa dedicada ao debate sobre como a integração fortalece a implementação de políticas públicas. O painel reuniu Governo do Estado, Ministério Público, Sebrae/MS e setor privado para discutir a implementação de políticas públicas e o fortalecimento de ações que impulsionem o desenvolvimento sustentável.
O evento, iniciado na última quinta-feira (27), ocorreu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e teve como tema central “O Direito Público e a Implementação de Direitos em Defesa da Sociedade”. Na ocasião, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou a capacidade de construir relações harmoniosas entre as instituições é um fator decisivo para o momento de transformação vivido pelo estado. “Ao longo do tempo, fomos conquistando essa maturidade. Quando olhamos o conjunto da obra, a essência que se tira disso é respeito e harmonia”, afirmou.

Ao comentar a importância da iniciativa privada no processo de desenvolvimento, Riedel destacou a parceria com o Sebrae. “A nossa responsabilidade é enorme, porque o crescimento é o que gera oportunidades para as pessoas. E, se conseguirmos construir uma base para que essas oportunidades cheguem a quem mais precisa, cumpriremos nosso grande desafio. Eu sempre reforço a importância da iniciativa privada nesse processo e da construção de uma cultura de capital social, na qual cada cidadão, microempresa e grande empresa assumem responsabilidades com sua comunidade”, salientou.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a promoção de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população é um dos objetivos centrais da parceria. “O Sebrae realiza tantas ações junto ao Ministério Público, às prefeituras e às associações com o objetivo de incluir os pequenos negócios nas compras públicas. Quando o Estado traz grandes empresas e investimentos que transformam regiões inteiras, surge a pergunta: como os pequenos negócios participam desse contexto? É aí que entra o Sebrae”, observou.
Mendonça reforçou que muitos empreendedores acreditam não ter condições de participar de licitações, mas podem, sobretudo quando recebem orientação adequada. “Eles podem se cadastrar, podem participar, e esse é o nosso papel: prepará-los para apresentar preços competitivos, vencer licitações e gerar resultados para toda a sociedade. É a oportunidade de fazer o dinheiro circular no próprio município, fortalecendo a economia local e criando um ambiente transparente e inclusivo”, destacou.

O procurador-geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior, ressaltou a atuação conjunta do MPMS com diversas instituições. “Temos feito esse trabalho em parceria com todos. Em 2019, firmamos um termo de cooperação com o Sebrae, e, desde então, essa parceria só se consolidou. O termo foi assinado com o objetivo de incentivar a contratação de micro e pequenas empresas, um trabalho que resultou na construção de soluções para o Estado e os municípios”, afirmou. Um exemplo deste trabalho é o Cidade Empreendedora – programa executado pelo Sebrae e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em conjunto com 36 municípios do estado.
O diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, também destacou o papel do Sebrae/MS, que, segundo ele, “fomenta o empreendedorismo”. “Isso está muito no DNA das nossas empresas, criando pequenas empresas dentro das cidades, principalmente na região do Pantanal. E, para isso, o Sebrae é fundamental para que possamos desenvolver a parte econômica do nosso serviço”, salientou.
Evento — Promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e pela Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), o XV Congresso Estadual do Ministério Público de Mato Grosso do Sul ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro, reunindo membros e servidores da instituição. O objetivo foi promover debates aprofundados sobre os desafios contemporâneos da atuação ministerial, reforçando o papel do MPMS como agente de transformação social e garantidor dos direitos fundamentais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Novas regras nacionais para tirar a CNH entram em vigor e mudam prova prática em todo o país
Leia Mais
STF abre Ano Judiciário de 2026 em sessão solene com presença do presidente Lula
Leia Mais
Riedel afirma que modelo da Rota da Celulose foi desenhado para não repetir falhas da BR-163
Leia Mais
Na abertura dos trabalhos, Carlão cobra avanços em infraestrutura e saúde e defende união entre os poderes
Municípios