Política / Justiça
Presidente do TJMS, Dorival Renato Pavan, é eleito vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Consepre para 2026
Escolha ocorreu durante o XVIII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça, em Minas Gerais
14/11/2025
09:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Desembargador Dorival Renato Pavan, foi eleito vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) para o ano de 2026. A definição ocorreu nesta quinta-feira (13), durante o XVIII Encontro do Consepre, realizado no Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Com 23 votos, foi eleito presidente do Consepre o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto. Os demais cargos da Mesa Diretora foram definidos por aclamação.
A composição completa ficou assim:
Presidente: Des. Heráclito Vieira de Sousa Neto (TJCE)
Vice-presidente: Des. Lidia Maejima (TJPR)
Vice-presidente de Relacionamentos Institucionais: Des. Ricardo Couto de Castro (TJRJ)
Vice-presidente de Cultura: Des. Jayme Henrique Ferreira (TJAP)
Vice-presidente de Inovação e Tecnologia: Des. Dorival Renato Pavan (TJMS)
Em discurso após a eleição, Heráclito Neto afirmou estar “honrado e emocionado” pela escolha dos colegas e destacou o papel estratégico dos Tribunais de Justiça estaduais no sistema de Justiça brasileiro.
“A gestão do Consepre nos coloca muita responsabilidade. Temos a certeza de que os 27 presidentes dos Tribunais de Justiça, mais os três presidentes dos Tribunais Militares, estarão ao nosso lado fortalecendo o Judiciário estadual. Todos trocando experiências e buscando desenvolver o que há de mais moderno em tecnologia, inovação e boas práticas”, ressaltou.
Ao assumir a vice-presidência de Inovação e Tecnologia, Dorival Renato Pavan passa a integrar diretamente uma das áreas mais estratégicas do Poder Judiciário, responsável por:
modernização de sistemas;
transformação digital dos tribunais;
integração tecnológica nacional;
impulsionamento de boas práticas de gestão;
fortalecimento de projetos de acessibilidade e eficiência.
A eleição também reforça o protagonismo do TJMS em pautas de inovação e governança tecnológica.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa e Banco do Brasil liberam lote extra do PIS/Pasep neste sábado (15)
Leia Mais
Rinaldo propõe Frente Parlamentar para fortalecer a Assistência Farmacêutica em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Coronel David rebate PT, defende fortalecimento das forças estaduais e reafirma combate duro ao crime organizado
Leia Mais
Arauco reforça compromisso climático na COP 30 e destaca bioeconomia como solução global para redução de emissões
Municípios