Política
Sérgio de Paula é indicado ao TCE-MS e coroará 40 anos de atuação nos bastidores da política sul-mato-grossense
Articulador histórico de Azambuja e peça-chave na projeção de Riedel, futuro conselheiro afirma que exercerá o cargo com “respeito, dignidade e determinação”
13/11/2025
13:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa confirmou a indicação de Sérgio de Paula, 65 anos, para ocupar uma das cadeiras do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), consolidando a ascensão de um dos mais influentes articuladores políticos da última década no Estado.
“Vou exercer com respeito, dignidade e determinação a nobre função de fiscal e examinador das contas públicas de MS”, declarou Sérgio, após a leitura oficial de seu nome em plenário.
Natural de Andradina (SP), Sérgio iniciou a vida profissional longe da política, como escriturário da Rondon Materiais de Construção. Em seguida, ingressou no Banco Real, onde permaneceu por 16 anos, chegando ao cargo de gerente sênior de produção.
Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Pública e pós-graduações em Contabilidade Governamental e Auditoria no Setor Público, acumulou ainda dezenas de cursos de capacitação — de matemática financeira à liderança e informática aplicada à gestão.
De perfil discreto, mas conhecido pela capacidade de articulação, Sérgio se tornou um dos principais nomes do núcleo político do então deputado e futuro governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Atuou como conselheiro, operador político e estrategista eleitoral.
Foi também protagonista na construção da carreira pública de Eduardo Riedel, hoje governador. Coube a Sérgio, nos bastidores, a aproximação entre Riedel e o grupo tucano, abrindo caminho para sua entrada na gestão estadual e posterior candidatura ao governo.
Na administração pública, exerceu:
Secretaria de Estado da Casa Civil (2015–2023)
Chefia do Escritório de Relação Institucional e Política do MS em Brasília (2023–2024)
Atuação na Assembleia Legislativa, Assomasul e Prefeitura de Dourados
Função atual de assessor da Diretoria da Presidência da Sanesul
Com quase três décadas de atuação direta no governo estadual, tornou-se figura indispensável de articulação entre Executivo, Legislativo, prefeituras e Brasília.
Com a aposentadoria do conselheiro Jerson Domingos, a vaga foi aberta nesta quinta-feira (13). Sérgio recebeu 23 assinaturas de apoio para o cargo, demonstrando ampla adesão entre os deputados.
A expectativa é que o governador Eduardo Riedel formalize a nomeação na próxima semana. A posse dependerá de cerimônia no próprio Tribunal de Contas.
A indicação ao TCE-MS representa a coroação de uma trajetória de 40 anos de vida profissional, marcada por influência política, técnica contábil, lealdade a seus aliados e atuação determinante nos rumos do Estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Capivaras encantam nos parques de Campo Grande, mas exigem cuidados: veja como conviver com segurança
Leia Mais
Sebrae/MS leva atendimento itinerante ao bairro Nova Lima entre 17 e 19 de novembro
Leia Mais
Zeca do PT anuncia 200 placas para identificar obras financiadas por Lula em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
O que abre e fecha no feriado de Proclamação da República em Campo Grande
Municípios