Saúde / Bem-Estar
“Homem que se cuida vive mais e com mais qualidade de vida”, alerta especialista
Dados da Sociedade Brasileira de Urologia aponta que a maioria dos homens na faixa etária recomendada ainda não procurou um urologista para avaliação preventiva
13/11/2025
10:15
DA REDAÇÃO
A medicina evolui constantemente, a tecnologia avança e a expectativa de vida vive uma crescente. Ainda assim, muitos homens mantêm um (mal) hábito antigo: deixar a própria saúde para depois. E neste mês, da campanha Novembro Azul, voltada à conscientização sobre a saúde masculina, os dados chamam mais atenção.
Urologista da Unimed Campo Grande, Dr. João Juveniz, lembra que apesar da campanha enfatizar a prevenção ao câncer de próstata, é importante ter um cuidado integral com o corpo e a mente masculinas. “A saúde urológica é central, porque reflete várias outras áreas. Com o envelhecimento, cresce a chance de problemas de próstata, mas também aumentam os riscos cardiovasculares e metabólicos, por exemplo”, explica.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a maioria dos homens na faixa etária recomendada ainda não procurou um urologista para avaliação preventiva. “Assim como as mulheres consultam sua ginecologista ainda na adolescência, os homens também devem seguir esse cuidado com seu médico de confiança ou urologista desde cedo”, destaca o médico.
Prevenção
O especialista lembra que a prevenção começa com atitudes básicas:
A partir dos 40 a 45 anos, os homens devem iniciar a avaliação da próstata, que inclui o exame de PSA - antígeno prostático específico (sangue) e o toque retal, realizado no consultório médico. “É importante saber que esses exames são complementares, por isso, é necessário que sejam realizados os dois, pois juntos, aumentam significativamente a chance de diagnóstico precoce”, explica o João Juveniz.
Já os homens jovens, de 20 a 30 anos, devem realizar o autoexame testicular, fundamental para a detecção precoce de tumores, com maior incidência nessa faixa etária.
Doença em estágio avançado
Quando detectado já em estágio avançado, o câncer de próstata pode apresentar alguns sintomas e sinais:
Dr. João Juveniz destaca que o câncer de próstata é silencioso nas fases iniciais, mas tem taxa de cura superior a 95% quando diagnosticado precocemente. Por isso, o acompanhamento médico regular é decisivo para a qualidade e a expectativa de vida.
“O homem vive, em média, sete anos a menos que a mulher, e muito disso se deve à ausência de prevenção. Não se trata apenas de longevidade, mas de viver melhor e com qualidade. Por isso, previna-se”, reforça o especialista.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sérgio de Paula é indicado ao TCE-MS e coroará 40 anos de atuação nos bastidores da política sul-mato-grossense
Leia Mais
Capivaras encantam nos parques de Campo Grande, mas exigem cuidados: veja como conviver com segurança
Leia Mais
Sebrae/MS leva atendimento itinerante ao bairro Nova Lima entre 17 e 19 de novembro
Leia Mais
Zeca do PT anuncia 200 placas para identificar obras financiadas por Lula em Mato Grosso do Sul
Municípios