Cultura / Educação
Projeto leva imersão em música erudita a alunos da Escola Irene Szukala, no Jardim das Hortências
Iniciativa do grupo Opus Vivare promove experiência sensorial e inclusiva com apoio da Política Nacional Aldir Blanc
04/11/2025
10:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” realiza nesta terça-feira (4 de novembro), às 9h30, mais uma etapa de sua circulação em Campo Grande, com um concerto especial na Escola Municipal Irene Szukala, localizada na Rua Iemanjá, s/n, no Jardim das Hortências, região sul da Capital.
A ação, que faz parte de uma série de apresentações educativas, promete proporcionar a cerca de 330 alunos uma experiência sensorial, interativa e inclusiva, aproximando crianças e adolescentes do universo da música erudita em um formato leve e acessível.
Com 1.975 alunos matriculados do Ensino Infantil ao 9º ano, a Escola Irene Szukala recebe pela primeira vez um concerto do projeto. A vinda da iniciativa foi resultado de um gesto espontâneo da diretora adjunta, Marilene de Araújo, que conheceu a proposta pelas redes sociais e entrou em contato com o grupo.
“Sim, foi um pedido meu. Vi a divulgação do projeto nas redes sociais e entrei em contato com o Evandro para saber como poderíamos trazer o concerto à nossa escola. Temos professores de arte com formação em música e acreditamos no poder transformador da arte — especialmente da música, que nos humaniza”, afirmou Marilene.
A diretora acrescenta que a expectativa entre os estudantes é grande.
“Estamos ansiosos porque foi mais de um ano de espera. Agora, vendo o projeto acontecer em outras escolas, não vemos a hora de vivenciar esse momento aqui também”, completa.
A apresentação integra a atual temporada do grupo Opus Vivare, formado por Evandro Dotto (violão), Bianca Danzi (soprano) e Gabriel Almeida (violino). Desde 2023, o trio tem levado a música clássica a escolas, universidades e lares de idosos, democratizando o acesso à cultura por meio de concertos didáticos e imersivos.
“No início, nós íamos atrás das escolas e universidades para apresentar a proposta. Agora, estamos recebendo convites de educadores que querem viver essa experiência com seus alunos. Isso mostra que o projeto atingiu um novo estágio, em que a música erudita começa a ser reconhecida como uma ferramenta pedagógica e transformadora dentro das escolas”, destacou Evandro Dotto, idealizador do projeto.
Criado há dois anos, o “Música Erudita nas Escolas e Universidades” já percorreu nove municípios e realizou mais de 20 apresentações, alcançando mais de 2 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. O projeto é realizado com investimento da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal, por meio de edital via Fundac e Prefeitura de Campo Grande, com apoio da Semed – Secretaria Municipal de Educação.
A circulação deste ano será encerrada no dia 25 de novembro, com um concerto na Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, no Distrito de Anhanduí.
Música Erudita nas Escolas e Universidades – Grupo Opus Vivare
Local: Escola Municipal Irene Szukala – Rua Iemanjá, s/n, Jardim das Hortências, Campo Grande (MS)
Data: Terça-feira, 4 de novembro de 2025
Horário: A partir das 9h30
Entrada gratuita | Intérprete de Libras presente
Mais informações: @eviolaodotto | @opusvivare
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lia Nogueira solicita computadores para escola e reforça compromisso com a inclusão digital
Leia Mais
Sebrae leva capacitações e mutirão de atendimento ao Renova Centro neste sábado em Campo Grande
Leia Mais
Rodolfo Nogueira aprova convocação de Lewandowski para explicar ausência da PF na Operação Contenção
Leia Mais
Kemp denuncia uso político de operação no Rio e defende unificação das polícias proposta por Lula
Municípios