Economia / Empreendedorismo
Sebrae/MS retoma atendimento presencial e registra alta procura no início de 2026
Empreendedores buscam regularização de pendências, declaração anual do MEI e orientações de gestão
06/01/2026
12:00
SEBRAE
DA REDAÇÃO
O Sebrae/MS retomou o atendimento presencial nesta segunda-feira, 5 de janeiro, e já registrou alta procura por serviços logo no início de 2026. As unidades reabriram após o período de recesso em Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados e Três Lagoas, com foco em regularização de pendências empresariais, declaração anual do MEI e orientações de gestão.
Somente na sede do Sebrae/MS em Campo Grande, foram contabilizados mais de 180 atendimentos no primeiro dia. Já a unidade Sebrae Parati/Aero Rancho registrou outros 111 atendimentos, evidenciando a demanda reprimida no início do ano.
“Desde cedo já prevíamos esse aumento no fluxo com a retomada do atendimento presencial, e o resultado tem sido positivo. Logo no início da manhã, as unidades já abriram com grande procura”, afirmou Andréa Barrera de Almeida, coordenadora de Atendimento Territorial do Sebrae/MS.
De acordo com a instituição, a principal procura envolve regularização, especialmente casos de desenquadramento, situação que impede a emissão de nota fiscal. “Muitas buscas por ajuda para emissão de notas vêm justamente dessa dificuldade. Formalização e abertura de novos negócios aparecem, mas em menor volume. Neste momento, o que concentra o maior fluxo é, de fato, a regularização”, explicou a coordenadora.
A maior parte do público atendido é formada por microempreendedores individuais (MEI), categoria com faturamento anual de até R$ 81 mil. Dados da Receita Federal apontam que Mato Grosso do Sul soma cerca de 168 mil MEIs cadastrados em janeiro de 2026.
O microempreendedor Jesus Antonio Arreaza, que atua com instalações elétricas e é MEI desde 2022, procurou o Sebrae para se regularizar. “Hoje vim em busca de atendimento para fazer minha declaração anual e me regularizar para o ano de 2026”, relatou.
Já Jesus Flávio Souza da Silva, que abriu o MEI de forma digital, optou pelo atendimento presencial para resolver pendências. “Tive alguns problemas pessoais e resolvi vir para regularizar minha situação. Talvez mude de profissão e tenha que alterar o ramo do MEI”, contou.
A empreendedora Fátima Alves aproveitou a reabertura para encerrar um negócio antigo e iniciar o ano com novos projetos. “Fechei a empresa e vim regularizar para continuar pagando. Aproveitei o início de 2026 para reorganizar meus planos”, disse.
Além do atendimento presencial, o Sebrae/MS mantém serviços on-line, com cursos gratuitos em EAD, conteúdos sobre gestão financeira, marketing digital, abertura de negócios e aprimoramento da gestão.
Horários de atendimento:
Campo Grande (Sede e Parati/Aero Rancho): das 8h às 17h
Interior do estado: das 8h às 12h e das 14h às 17h
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Bonito – Sebrae Bonito e Polo Sebrae de Ecoturismo (Cel. Pilad Rebua, 2480)
Campo Grande
Sede (Av. Mato Grosso, 1.661)
Sebrae Parati/Aero Rancho (R. da Divisão, 545)
Corumbá – Centro Sebrae Pantanal (Av. Rio Branco, 1180)
Coxim – Sebrae Coxim (Av. Salgado Filho, 105)
Dourados – Sebrae Dourados (R. Joaquim Teixeira Alves, 4705 – Vila Industrial)
Três Lagoas – Sebrae Três Lagoas (R. Zuleide Pérez Tabox, 826)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
EUA detalham plano em três fases para a Venezuela após prisão de Maduro
Leia Mais
Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames em hospital após queda na prisão
Leia Mais
Prefeitura prorroga IPTU à vista até 12 de fevereiro, mas mantém veto a desconto de 20%
Leia Mais
Contribuintes lotam Central do Cidadão em Campo Grande para contestar aumento do IPTU
Municípios