Esporte / Governo
Lula convida presidente da Fifa para conhecer Universidade do Esporte no Brasil
Gianni Infantino aceitou o convite durante encontro na Malásia; projeto une MEC e Ministério do Esporte
26/10/2025
07:30
DA REDAÇÃO
Luiz Inácio Lula da Silva e Gianni Infantino ©Ricardo Stuckert/PR
Durante compromissos oficiais na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste domingo (26) com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o convidou a visitar o Brasil ainda neste ano para o lançamento da Universidade do Esporte, iniciativa anunciada em agosto pelo governo federal.
O projeto é uma parceria entre o Ministério do Esporte e o Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo formar profissionais qualificados, fortalecer a base esportiva nacional e impulsionar o desenvolvimento técnico e científico do esporte no país.
“Eu o recebi para uma breve conversa na sede da Asean, em Kuala Lumpur, na Malásia. Pretendo convidar dirigentes de outras entidades esportivas internacionais para o evento porque queremos trocar experiências e conhecimento na área”, afirmou Lula após o encontro.
A conversa entre Lula e Infantino ocorreu durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur.
Durante o encontro, o dirigente da Fifa presenteou Lula com uma camisa oficial e demonstrou entusiasmo com a proposta brasileira.
“Fiquei feliz com o entusiasmo de Infantino com a proposta da universidade e a disposição de fortalecimento de parceria com a Fifa”, destacou o presidente.
A Universidade do Esporte será uma instituição pública voltada à formação de técnicos, gestores, professores e pesquisadores ligados ao esporte. O projeto prevê a integração entre universidades federais e centros esportivos, com cursos de graduação, pós-graduação e especialização, além de intercâmbios com entidades internacionais.
O governo pretende lançar oficialmente o programa ainda em 2025, com presença de lideranças esportivas globais e representantes da Fifa, Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Durante a reunião, Lula também mencionou a vitória do Corinthians Feminino na Libertadores 2025, celebrando o crescimento e o reconhecimento do futebol feminino no Brasil e no exterior.
“O futebol feminino brasileiro vive um momento de conquistas e orgulho. Precisamos garantir que essa evolução chegue também à formação de base e à qualificação dos profissionais”, disse o presidente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 62 milhões no concurso 2.973 deste sábado
Leia Mais
Frente fria mantém 32 municípios de MS sob alerta de tempestade neste sábado, apesar do sol predominante
Leia Mais
Frente fria mantém 32 municípios de MS sob alerta de tempestade neste sábado, apesar do sol predominante
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 28
Municípios