Coluna do Simpi
Problemas na empresa? O SIMPI resolve!
A trajetória de uma entidade que virou referência nacional no apoio a pequenas empresas
22/10/2025
19:15
SIMPI
O Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (SIMPI) consolidou-se como uma das entidades mais completas e reconhecidas no apoio ao empreendedor brasileiro. Com três prêmios nacionais, um internacional e até uma menção de bons serviços da França, o SIMPI-RO tornou-se referência em eficiência e acolhimento.
Em 2013, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) premiou o projeto de Atendimento Integrado às Micro e Pequenas Empresas, baseado em um princípio simples: nenhum empresário deve sair do SIMPI sem uma solução.
Hoje, o empresário encontra tudo em um só lugar — abertura e encerramento de empresas, emissão de notas fiscais, busca de crédito, cursos, pesquisas, regularização com a Receita Federal e até planejamento de férias.
O SIMPI também oferece Certificado Digital, orientação previdenciária, assistência em saúde e suporte jurídico e contábil, tudo disponível de forma online, sem que o empresário precise sair da empresa.
Assim, o SIMPI se tornou uma verdadeira “casa do empreendedor”, resumida na frase que ecoa entre empresários:
“Vai no SIMPI, que no SIMPI resolve!”
Assista: https://youtu.be/x3CnKeN9fkA
O economista Roberto Dumas (Insper) analisou o endividamento das famílias e seus reflexos sobre o consumo e a sustentabilidade das micro e pequenas empresas.
Segundo Dumas, 80% das famílias brasileiras estão endividadas, e 30% inadimplentes há mais de 90 dias. A alta dos juros — Selic a 15% e cartão de crédito chegando a 440% ao ano — reduziu o poder de compra e o consumo.
O cenário, agravado pela política monetária de combate à inflação (atualmente em 5,15%), pressiona o mercado interno e afeta diretamente o faturamento das MPEs.
O economista alerta:
“Embora existam oportunidades de fidelização, o aumento da inadimplência pode comprometer a sustentabilidade dos negócios.”
Assista: https://youtu.be/4Rog721qUSs
O economista Otto Nogami explicou a interação entre política monetária, fiscal e câmbio, pilares do chamado tripé macroeconômico, e seus impactos sobre o PIB e a inflação.
Ele destacou que o desequilíbrio fiscal e a alta dos juros elevam o custo da dívida pública e reduzem a capacidade de investimento. A valorização do dólar também encarece insumos importados, alimentando a inflação.
As projeções de crescimento do PIB brasileiro são de 2,18% em 2025, 1,8% em 2026 e 1,83% em 2027, abaixo da média global de 3%.
Assista: https://youtu.be/_YO3fp9N3w0
O chairman da Câmara de Comércio Brasil–Índia, Roberto Paranhos do Rio Branco, destacou o potencial econômico e diplomático da Índia e suas oportunidades para o Brasil.
O país é hoje a quarta maior economia do mundo, com projeção de chegar à terceira posição nos próximos anos. Segundo Paranhos, o fortalecimento das relações bilaterais tem ampliado parcerias, inclusive para micro e pequenas empresas brasileiras.
Ele destacou ainda a importância da Índia em tecnologia, farmacêutica, defesa e inovação, além da criação do CEO Forum Brasil–Índia, que aproxima empresários dos dois países.
“A cooperação bilateral cria oportunidades, promove investimentos e fortalece o intercâmbio cultural e econômico entre Brasil e Índia”, afirmou Paranhos.
Assista: https://youtu.be/yA7ovuiGC_4
O especialista Vitor Stankevicius abordou a importância da educação continuada para empreendedores e contou a história de José Fonseca, microempresário de 45 anos do setor moveleiro, que decidiu retomar os estudos.
Stankevicius comparou os cursos de Administração, com foco em gestão e marketing, e de Ciências Contábeis, voltado ao controle financeiro e análise de custos.
Ele recomenda que empreendedores conversem com coordenadores de cursos e explorem formações do SIMPI, voltadas ao aperfeiçoamento profissional antes da graduação.
Assista: https://youtu.be/UeUmGRouhLc
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TJMS convoca candidatos para a prova objetiva do 34º Concurso da Magistratura
Leia Mais
Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli
Leia Mais
Prefeito eleito e impedido de tomar posse em Paranhos obtém dois votos favoráveis no STF
Leia Mais
Após empenho de Lia Nogueira, Dourados faz história com DEAM 24h
Municípios