Política / Assembleia Legislativa
Pedro Kemp apresenta Projeto de Lei que proíbe o tráfego de caminhões no Parque dos Poderes em Campo Grande
Parlamentar cita segurança de pedestres, fauna e flora como motivação para a proposta
22/10/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou nesta quarta-feira (22) um Projeto de Lei que proíbe o tráfego de caminhões na área do Parque dos Poderes, em Campo Grande (MS). A proposta busca preservar o meio ambiente e garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas que circulam diariamente pelo complexo administrativo e ambiental.
Autor de leis que já protegem o Parque Estadual do Prosa, Kemp destacou que o objetivo é evitar acidentes e minimizar o impacto do tráfego pesado em uma área de convívio e preservação ambiental.
“Em razão do transtorno causado pelo tráfego pesado, frequentadores do Parque dos Poderes solicitaram este Projeto de Lei. Recentemente, um motorista errou o trajeto e tombou um caminhão carregado de carne dentro do parque. O acidente causou transtorno e poderia ter provocado algo mais grave com pessoas e animais. Precisamos garantir proteção à população e à nossa fauna e flora”, justificou o deputado.
O Parque dos Poderes é uma das regiões mais frequentadas da Capital, especialmente nos fins de semana, quando parte da via é fechada ao tráfego de veículos para atividades de lazer, como caminhadas, ciclismo e esportes ao ar livre.
O episódio mencionado pelo parlamentar — um caminhão que tombou ao fazer uma rotatória no fim da tarde da sexta-feira (17), enquanto seguia de Três Lagoas a Corumbá — reforçou a necessidade de restrições ao transporte de carga pesada no local. O motorista sofreu ferimentos leves, mas o incidente gerou grande mobilização e risco potencial a pedestres e animais silvestres.
Pedro Kemp destacou que o Parque dos Poderes abriga parte da reserva do Parque Estadual do Prosa, uma das áreas de preservação ambiental mais importantes de Campo Grande, com rica biodiversidade.
“O Parque é um espaço de convivência, natureza e cidadania. Não é rota de transporte de cargas. O tráfego pesado ameaça a integridade do asfalto, dos animais e das pessoas que utilizam o local diariamente”, afirmou o parlamentar.
A proposta segue para tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e, se aprovada, deve instituir restrições permanentes ao tráfego de veículos de carga na região do Parque dos Poderes, reforçando o compromisso com a mobilidade segura e a preservação ambiental.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site oficial do deputado: pedrokemp.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Relação de Fux com colegas da 1ª Turma do STF estava “insustentável”, avaliam ministros após voto divergente em julgamento de Bolsonaro
Leia Mais
Dracco desmantela grupo familiar de frigorífico que sonegou R$ 779 milhões em MS e PR
Leia Mais
Outubro Verde: mitos e verdades sobre a sífilis
Leia Mais
Roberto Hashioka solicita à Anatel melhorias no sinal de telefonia em Guassulândia
Municípios