Política / Assembleia Legislativa
Zé Teixeira propõe reconhecimento de utilidade pública à Acamare, em Rio Brilhante
Projeto reforça compromisso com sustentabilidade, inclusão social e valorização dos catadores de recicláveis
22/10/2025
11:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), apresentou nesta quarta-feira (22) um Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação de Catadores de Material Reciclável de Rio Brilhante (Acamare).
A proposta reconhece oficialmente o trabalho socioambiental da entidade, que atua na coleta seletiva, redução de resíduos e inclusão social de catadores no município.
“Trata-se de um passo essencial para consolidar a consciência ambiental e estimular práticas responsáveis de descarte e reaproveitamento”, afirmou Zé Teixeira.
Fundada em 4 de setembro de 2017, a Acamare é uma instituição civil, sem fins lucrativos, que tem como missão gerar renda, ampliar a consciência ambiental e promover a coleta seletiva em Rio Brilhante.
Ao longo dos últimos anos, a associação firmou parcerias com instituições como a Fiocruz e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o que contribuiu para o fortalecimento e reconhecimento regional do trabalho desenvolvido.
Com o apoio de empresas privadas, órgãos públicos e da comunidade, a Acamare ampliou significativamente o volume de materiais recicláveis recolhidos. O processo depende da colaboração da população, que realiza a separação correta do lixo doméstico. Após a triagem feita pelos associados, plástico, papelão e metal são encaminhados à indústria para reaproveitamento e reintrodução no mercado.
Na justificativa do projeto, o parlamentar destacou que a Acamare cumpre integralmente as exigências da Lei nº 3.498/2008, que regulamenta a concessão do título de Utilidade Pública Estadual.
“Além de reduzir o impacto ambiental, a Acamare garante trabalho digno e renda para dezenas de famílias, promovendo a inclusão social de catadores, muitas vezes marginalizados”, destacou Zé Teixeira.
A aprovação do projeto representará um reconhecimento formal do papel da Acamare como referência em sustentabilidade e cidadania ambiental em Mato Grosso do Sul, fortalecendo políticas públicas de apoio à coleta seletiva e à economia circular no Estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Relação de Fux com colegas da 1ª Turma do STF estava “insustentável”, avaliam ministros após voto divergente em julgamento de Bolsonaro
Leia Mais
Dracco desmantela grupo familiar de frigorífico que sonegou R$ 779 milhões em MS e PR
Leia Mais
Outubro Verde: mitos e verdades sobre a sífilis
Leia Mais
Roberto Hashioka solicita à Anatel melhorias no sinal de telefonia em Guassulândia
Municípios