Política / Eleições 2026
Prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, anuncia renúncia em abril para disputar vaga de deputado federal
Apoiado por Tereza Cristina, jovem gestor do PP aposta em renovação política e promete deixar prefeitura “em boas mãos”
18/10/2025
11:15
OE
DA REDAÇÃO
Prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni (PP), confirma que é pré-candidato a deputado federal
O prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni (PP), confirmou que renunciará ao cargo em abril de 2026 para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Filiado ao Progressistas desde o início do ano e considerado uma das principais apostas da senadora Tereza Cristina, o jovem gestor — o mais novo prefeito eleito de Mato Grosso do Sul — pretende representar uma nova geração de lideranças políticas do Estado no Congresso Nacional.
“Eu acho que o melhor lugar para poder transformar algo hoje, depois da prefeitura, é como deputado federal. Acho que é mais fácil ter uma campanha de federal do que de estadual, devido à concorrência e proximidade das pessoas”, declarou Foroni ao Jornal O Estado.
Segundo o prefeito, a decisão foi amadurecida ao longo do mandato, após o que ele chamou de “tempo de contribuição à vida pública”, reforçando que não pretende fazer carreira política de longo prazo.
Foroni afirmou que o PP projeta eleger duas cadeiras federais por Mato Grosso do Sul, uma delas da ex-deputada federal Rose Modesto, que integra a federação União Progressistas (PP + União Brasil).
“A Rose é certamente a candidata federal — ou será nossa vice. Se for federal, será a mais votada do Estado, sem dúvida”, disse o prefeito.
Ele também elogiou a postura democrática da senadora Tereza Cristina, destacando que a liderança do partido tem mantido autonomia e abertura para novas candidaturas.
“Ela dá um espaço democrático para qualquer um fazer. Se fizesse uma indicação direta, seria injusto com os outros”, afirmou.
Com a saída de Foroni, o vice-prefeito Dr. Leonardo (PSDB) deve assumir o comando do município e estuda migrar para o PP ou para outro partido aliado até a janela partidária de 2026.
O prefeito ressaltou que a sucessão municipal foi planejada com antecedência, ainda durante a reeleição.
“Até a escolha do vice, desde a reeleição — quando fizemos a maior votação proporcional de um prefeito reeleito do Estado —, foi pensada nessa possibilidade”, explicou.
Com a possibilidade de se tornar um dos deputados federais mais jovens do país, ao lado de Camila Jara (PT), Foroni diz que sua candidatura representa uma mudança geracional na política brasileira, marcada pelo diálogo e pela inovação.
“O cenário político só vai mudar quando a gente mudar a geração. A geração anterior foi instruída à guerra, à discussão, à polarização. Nós, jovens, queremos trazer mais razão e menos paixão. A maior conquista será levar o que fizemos em Rio Brilhante — uma gestão digital, transparente e próxima das pessoas — e replicar isso para mais gente”, concluiu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bebidas sem registro lideram apreensões em Campo Grande após risco de metanol
Leia Mais
Michelle Bolsonaro critica líderes evangélicos que se aproximam do Governo Lula
Leia Mais
Marun defende vice do MDB na chapa de Riedel e descarta risco de debandada no partido
Leia Mais
Estudantes de Ribas vivem experiências inesquecíveis no segundo dia do projeto Líderes do Amanhã em Brasília
Municípios