Política / Eleições 2026
Rodolfo Nogueira afirma que Jair Bolsonaro tentará liminar para disputar eleições de 2026
Deputado sul-mato-grossense diz acreditar na reversão da inelegibilidade após mudança na presidência do TSE
17/10/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentará obter uma liminar judicial para concorrer à Presidência da República em 2026, mesmo estando atualmente inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em entrevista ao Grupo Hora, Nogueira afirmou que a estratégia jurídica será adotada após a posse dos ministros Cássio Nunes Marques e André Mendonça nos cargos de presidente e vice-presidente do TSE, respectivamente. Segundo o parlamentar, a nova composição da Corte pode abrir caminho para a revisão da condenação eleitoral de Bolsonaro.
“Nós estamos vendo as movimentações, vários nomes se colocando à disposição para a presidência, mas temos fé que o Bolsonaro vai se libertar. Existem dois processos: um é a prisão e o outro é a inelegibilidade no TSE. Nós iremos contestar a inelegibilidade. Temos certeza e já vimos: o Lula disputou com uma liminar, e o Bolsonaro entrará com esse processo”, declarou Nogueira.
O deputado reforçou que o Partido Liberal e a base de apoio de Bolsonaro já se preparam para contestar juridicamente a inelegibilidade, argumentando que o ex-presidente deve ter o mesmo direito à defesa que outros políticos em situações semelhantes.
A expectativa, segundo Nogueira, é de que a nova presidência do TSE seja mais equilibrada politicamente, o que aumentaria as chances de Bolsonaro obter uma decisão favorável antes do período eleitoral.
Rodolfo Nogueira também reafirmou o compromisso da oposição em defender a anistia de Bolsonaro e dos apoiadores presos após os atos de 8 de janeiro.
O parlamentar criticou o relatório de dosimetria elaborado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e afirmou que o grupo bolsonarista não aceitará uma proposta parcial.
“A oposição só vai aceitar uma anistia ampla, geral e irrestrita”, enfatizou.
O deputado destacou ainda a força eleitoral de Jair Bolsonaro, citando levantamentos de intenção de voto e crescimento do ex-presidente em regiões estratégicas.
“Ninguém fala em outro nome. Nas pesquisas, só se diz uma coisa: o único que derrota o Lula nas urnas é o presidente Bolsonaro. Hoje ele cresceu muito no Nordeste; o nome realmente se fortaleceu muito por lá. Esse é o motivo de toda perseguição implacável”, concluiu.
As declarações de Rodolfo Nogueira ocorrem em meio a um cenário político ainda indefinido para 2026, marcado por:
Movimentações internas no PL e fortalecimento da base conservadora;
Disputa jurídica sobre a elegibilidade de Bolsonaro;
E preparativos da direita para construir uma estratégia unificada contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca manter a coesão da base governista.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bebidas sem registro lideram apreensões em Campo Grande após risco de metanol
Leia Mais
Michelle Bolsonaro critica líderes evangélicos que se aproximam do Governo Lula
Leia Mais
Prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, anuncia renúncia em abril para disputar vaga de deputado federal
Leia Mais
Marun defende vice do MDB na chapa de Riedel e descarta risco de debandada no partido
Municípios