Política / Partidos
PSB reconduz Carlão à presidência e mira eleição de deputado estadual em 2026
Vereador Carlos Augusto Borges afirma que partido vai se organizar para disputar cadeira na Assembleia Legislativa de MS
13/10/2025
14:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Em meio às movimentações que começam a desenhar o cenário político de 2026, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Campo Grande reconduziu o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), à presidência do diretório municipal. A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), na Câmara Municipal, e contou com a presença de filiados e lideranças da legenda.
Carlão afirmou que o foco do partido é eleger pelo menos um deputado estadual na próxima eleição e anunciou que colocará seu nome à disposição para a disputa.
“Nosso objetivo é organizar o partido para disputar uma cadeira na Assembleia. Temos condições de chegar lá, desde que os pré-candidatos com potencial se mobilizem”, declarou o vereador.
Segundo ele, a reorganização partidária deve envolver nomes de peso e diálogo com lideranças municipais. O plano inclui atrair ex-prefeitos, ex-deputados e vereadores que tiveram mais de mil votos nas últimas eleições.
Carlão também destacou a importância de manter o diálogo com o governador Eduardo Riedel (PP) para fortalecer a base partidária e construir uma chapa competitiva.
“Vamos conversar com o Riedel para conseguir algum nome dele, de forma a fortalecer nossa chapa”, disse o parlamentar, reforçando o interesse do PSB em integrar a base aliada no Estado.
Embora o PSB seja aliado nacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o apoio estadual ao governador Riedel, filiado a um partido de centro-direita, ainda dependerá de definição da direção nacional.
O deputado estadual Paulo Duarte, atual presidente estadual do PSB, participou da reunião e comentou sobre a incerteza quanto à sua permanência na legenda, que depende da posição do partido em relação à aliança com Riedel.
“Essas questões serão definidas nacionalmente. Conversei há duas semanas com o governador Renato Casagrande, do Espírito Santo, que é do PSB, e ainda não há decisão. Pessoalmente, me sinto bem no partido e não gostaria de sair”, afirmou.
Paulo Duarte reconheceu que a eleição de 2026 será desafiadora, já que o PSB busca conciliar alianças estaduais com a estratégia nacional que deve priorizar o apoio à reeleição de Lula, tendo Geraldo Alckmin (PSB) como vice.
“Se o partido nacional liberar o apoio a Riedel e conseguirmos montar uma boa chapa, será uma honra disputar pelo PSB”, completou.
Ainda neste mês, Carlão e Paulo Duarte pretendem se reunir com o presidente nacional do PSB, João Campos, em Brasília, para tratar da liberação de novas filiações, do apoio a Riedel e da estratégia estadual para 2026.
A nova Executiva Municipal do PSB em Campo Grande ficou composta da seguinte forma:
Carlos Augusto Borges (Carlão) – Presidente e líder da bancada na Câmara Municipal;
Kelly Cristina da Costa Leal – 1ª Vice-Presidente;
Ilma Grisoste Barbosa – Secretária-Geral;
José Abelha Neto – 1º Secretário;
Isabella Dias – 2ª Secretária;
Lúcia Aparecida Oliveira Martins – 1ª Secretária de Finanças;
Sebastião Alves Barbosa da Silva – 2º Secretário de Finanças.
A recondução de Carlão sinaliza a estratégia do PSB em Mato Grosso do Sul de fortalecer suas bases municipais, atrair novos quadros e ampliar representação parlamentar.
Com o diálogo aberto entre Campo Grande, Dourados e o interior, o partido busca consolidar um projeto que una renovação política, fortalecimento regional e coerência nacional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Domingo será de calor e risco de tempestades isoladas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Domingo será de calor e risco de tempestades isoladas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Confira seu astral para este domingo, 7
Leia Mais
Após privatização, Aeroporto de Campo Grande perde 9,6% dos voos e registra aviões cada vez mais lotados
Municípios