Política / Assembleia Legislativa
Deputada Gleice Jane denuncia contaminação por agrotóxicos em comunidades Guarani e Kaiowá em MS
Parlamentar visitou territórios indígenas em Caarapó e Dourados e criticou ação da Tropa de Choque sem ordem judicial
28/09/2025
07:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A deputada estadual Gleice Jane (PT) esteve na última sexta-feira (26) nos territórios indígenas Guyraroká (Caarapó) e Passo Piraju (Dourados), onde acompanhou a situação dos povos Guarani e Kaiowá e reafirmou a denúncia de contaminação por agrotóxicos pulverizados em áreas próximas às comunidades.
Segundo a parlamentar, a pulverização ocorre em áreas muito próximas de locais de convivência, incluindo a Escola Municipal Indígena Ñandejara – Mbo'eroga Guyra Arandu Roká, na Reserva de Te'yikue.
“A escola está a poucos metros das plantações. A pulverização tem provocado contaminação e intoxicação em crianças. É uma denúncia gravíssima da comunidade”, afirmou Gleice Jane.
Durante a visita, a deputada ouviu famílias que denunciaram a ação da Tropa de Choque da Polícia Militar, marcada por violência e ofensas. Uma das mulheres da comunidade Guyraroká destacou que os agrotóxicos têm destruído as roças tradicionais:
“Dizem que não plantamos mais, mas o veneno mata nossa roça e não temos alimentos para as crianças”, desabafou.
Domingo (21): indígenas ocuparam a Fazenda Ipuitã, dentro da Terra Indígena Guyraroká, em protesto contra o uso de agrotóxicos.
Segunda-feira (22): a retomada foi desalojada pela Tropa de Choque, sem ordem judicial.
Terça-feira (23): houve confronto em Passo Piraju, na Terra Indígena Amambaipeguá III.
Quarta-feira (24): a Terra Indígena Guyraroká foi alvo de nova operação policial, com bloqueio de acessos e disparos de munições letais e não letais.
A Terra Indígena Guyraroká já foi declarada pela Funai como área de ocupação tradicional e aguarda homologação.
Na sessão de quarta-feira (24), Gleice Jane apresentou requerimento de informações ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado de Segurança Pública, solicitando explicações sobre as supostas violações cometidas contra as comunidades indígenas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eldorado Brasil inicia Operação de Planta de Secagem de Lodo Biológico em Três Lagoas (MS)
Leia Mais
Forças de Segurança de Bataguassu e Detran Realizam Ação Marcante da Campanha "Caixa Encantada" com Entrega de Brinquedos a Mais de 150 Crianças do Projeto Cáritas
Leia Mais
Após EUA retirarem sanções da Lei Magnitsky contra Moraes, Eduardo Bolsonaro divulga nota crítica ao cenário político brasileiro
Leia Mais
Percepção de reeleição de Lula cresce na Câmara e divide deputados, aponta Genial/Quaest
Municípios