Campo Grande (MS), Terça-feira, 23 de Setembro de 2025

Política Internacional

Trump diz que abraçou Lula na ONU e anuncia encontro para discutir tarifas

Apesar de elogios pessoais, presidente dos EUA manteve críticas ao sistema judicial brasileiro e às relações bilaterais

23/09/2025

12:00

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) que se encontrou rapidamente com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Segundo ele, os dois chegaram a se abraçar e devem se reunir “na próxima semana” para discutir as tarifas impostas aos produtos brasileiros.

“Ele parece um homem muito agradável, eu gosto dele e ele gosta de mim. Tivemos ali uns 30 segundos, mas foi uma química excelente. Isso é um bom sinal”, declarou Trump em tom descontraído.

Apesar dos afagos, o republicano não poupou críticas ao Brasil. Em seu discurso, Trump disse que o país enfrenta “tarifas pesadas em resposta a esforços para interferir em direitos e liberdades de cidadãos americanos”, acusando o sistema judicial brasileiro de promover “censura, repressão e perseguição a críticos políticos”.

“Eu estava aqui e, ao entrar, encontrei o líder do Brasil. Eu falei com ele, nós nos abraçamos, e as pessoas dizendo: ‘Dá para acreditar nisso?’. Nós concordamos que vamos nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para falar aqui, foram cerca de 20 segundos, mas nós conversamos”, declarou Trump.

Trump seguiu: “Ele parece um homem muito agradável, eu gosto dele e ele gosta de mim. E eu gosto de fazer negócios com pessoas que eu gosto. Quando eu não gosto de uma pessoa, eu não gosto, mas tivemos ali esses 30 segundos ali, foi uma coisa muito rápida, mas foi uma química excelente. Isso foi um bom sinal”, disse Trump, já no fim de seu discurso.

O que disse Lula

Mais cedo, Lula abriu os discursos da Assembleia da ONU com críticas às “sanções arbitrárias” impostas pelos EUA, defendendo que a democracia e a soberania brasileiras são “inegociáveis”. O petista também mencionou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sentenciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Crise do tarifaço

As tensões entre Brasil e EUA se intensificaram desde julho, quando Trump determinou tarifas adicionais de 40% sobre produtos brasileiros, elevando a taxação total para 50%. A medida foi apresentada como resposta a suposta “perseguição política” a Bolsonaro, mas gerou forte impacto econômico e críticas do governo brasileiro.

Bastidores do encontro

De acordo com a comitiva brasileira, Trump acompanhou o discurso de Lula e, logo depois, sugeriu um encontro bilateral. Ainda não há detalhes sobre como e quando a reunião será realizada.

📊 Em 2024, os Estados Unidos registraram um superávit comercial de US$ 28,6 bilhões nas trocas com o Brasil, o terceiro maior resultado do país em todo o mundo.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: