Política Internacional
Trump surpreende e elogia Lula na ONU: “Um homem muito agradável, tivemos excelente química”
Presidente dos EUA relatou encontro rápido com Lula nos bastidores da Assembleia Geral e disse que ambos devem conversar na próxima semana
23/09/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu ao elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (23), após um breve encontro entre os dois líderes durante a abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Trump relatou que o encontro durou menos de um minuto, mas afirmou ter sentido “uma química excelente” com o petista.
“Ele pareceu um homem muito agradável. Na verdade, ele gostou de mim, eu gostei dele. Tivemos uma excelente química por pelo menos uns 39 segundos”, declarou o republicano.
Segundo o americano, o encontro ocorreu entre os discursos — Lula abriu a sessão, seguindo a tradição brasileira, e Trump falou logo em seguida.
“Eu estava entrando no plenário e o líder do Brasil estava saindo. Nós realmente combinamos de nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, tipo uns 20 segundos”, relatou Trump.
A fala amistosa contrasta com o tom duro que vinha marcando as relações entre Brasil e EUA desde julho, quando Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
No próprio discurso de abertura da ONU, Lula reforçou a defesa da democracia brasileira:
“Diante dos olhos do mundo, o Brasil deu um recado a todos os candidatos a autocratas: nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis”, disse, em clara referência às sanções de Washington.
Apesar dos elogios de Trump, analistas e diplomatas veem o gesto com cautela. O professor de Relações Internacionais da UFF e pesquisador de Harvard, Vitelio Brustolin, afirmou à GloboNews:
“É um passo importante, mas nada indica que ele será apaziguador com Lula.”
Já o comentarista Marcelo Lins destacou o caráter imprevisível do republicano:
“Trump é uma figura tão errática que é de fato possível ele ter gostado de Lula.”
A Assembleia Geral da ONU é o maior fórum diplomático do planeta, reunindo líderes de 193 países. Esta é a primeira viagem de Lula aos EUA desde o retorno de Trump à presidência, em janeiro de 2024.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado aciona TCU e convoca ministro da Educação por edital da UFPE que reserva 100% das vagas de Medicina a integrantes do Pronera
Leia Mais
Trump diz que abraçou Lula na ONU e anuncia encontro para discutir tarifas
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro reage após Trump elogiar Lula na ONU e chama postura de ‘firmeza estratégica’
Leia Mais
Conselho de Ética abre processo contra Eduardo Bolsonaro; procedimento pode levar à cassação
Municípios