Energia / Consumidor
Onze municípios de MS participam da pesquisa nacional de satisfação da ANEEL em 2025
Levantamento do IASC será aplicado em Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí e outras oito cidades; resultado orienta melhorias no setor elétrico e premiação das distribuidoras
22/09/2025
07:15
CONCEN
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) iniciou em 1º de setembro a edição 2025 do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC), pesquisa nacional que mede a percepção da população sobre a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica. O estudo será realizado até 30 de novembro, com 28.958 entrevistas presenciais em 636 municípios de todas as regiões do país.
O IASC investiga aspectos como:
Qualidade no fornecimento de energia elétrica
Atendimento ao cliente
Clareza e transparência das informações prestadas
Nível de confiança dos consumidores nas distribuidoras
Considerada a principal ferramenta da ANEEL para ouvir a sociedade, a pesquisa orienta ações de regulação, fiscalização e melhorias no setor elétrico.
Em 2025, 11 municípios sul-mato-grossenses foram sorteados para receber os pesquisadores da empresa Qualitest Inteligência em Pesquisa, contratada pela ANEEL:
Região Norte: Corumbá e Coxim
Região Sul: Naviraí, Caarapó, Bataguassu, Sete Quedas e Juti
Região Central: Campo Grande, Terenos, Ribas do Rio Pardo e Cassilândia
A amostra busca refletir a diversidade regional, contemplando municípios de diferentes portes e perfis socioeconômicos, assegurando a representatividade dos consumidores atendidos pela Energisa MS.
Além de subsidiar melhorias no relacionamento entre concessionárias e clientes, os resultados definem as distribuidoras mais bem avaliadas, que recebem o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor e o direito de utilizar o Selo de Qualidade em suas comunicações institucionais.
A presidente do Concen-MS, Rosimeire Costa, reforçou a importância da participação da população:
“Consumidor, a sua colaboração é muito importante. Caso seja abordado, pedimos que receba os pesquisadores e responda com sinceridade, pois suas respostas contribuirão diretamente para o aprimoramento dos serviços prestados pela concessionária.”
Ela destacou ainda que, por segurança, todos os entrevistadores estarão identificados. Em caso de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a ANEEL pelo telefone 167.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Daniel Vorcaro deixa CDP de Guarulhos com tornozeleira eletrônica após decisão da Justiça Federal
Leia Mais
Moraes dá cinco dias para defesa de Augusto Heleno comprovar diagnóstico de Alzheimer
Leia Mais
Palmeiras e Flamengo disputam neste sábado o tetracampeonato da Libertadores em duelo que marca o auge da rivalidade recente
Leia Mais
Mega-Sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado; apostas seguem abertas até as 20h, horário de Basília
Municípios