Economia / Desenvolvimento
Suzano forma mais de 1 mil profissionais e transforma carreiras em Ribas do Rio Pardo
Parcerias com Senai e Senac abrem novas oportunidades em setores industrial, florestal, comercial e de serviços; histórias de vida revelam impacto da capacitação
18/09/2025
09:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A chegada da Suzano a Ribas do Rio Pardo (MS) tem representado muito mais que um investimento industrial: está mudando trajetórias pessoais e impulsionando o desenvolvimento econômico da região. Desde o início das operações, mais de 1 mil pessoas já foram capacitadas em cursos de qualificação profissional promovidos em parceria com o Senai e o Senac, ampliando a empregabilidade e fortalecendo a economia local.
A ex-comerciante Luciana Borges, 47 anos, é um exemplo dessa transformação. Mãe de três filhos, ela decidiu se reinventar ao participar do curso de Papel e Celulose em parceria com o Senai de Três Lagoas. Hoje, atua como auxiliar de operação na Linha de Fibras da Unidade Ribas do Rio Pardo.
“Foi um aprendizado equivalente a anos de experiência. Entrei sem nunca ter trabalhado na indústria e saí com conhecimento técnico e prático para atuar na operação”, relata.
Outra história é a da rio-pardense Tatielly Barbosa, 35 anos, que trabalhava no comércio e encontrou na formação técnica em Instrumentação um novo caminho de vida.
“Esse curso me deu um novo objetivo e me ajudou a superar um momento pessoal difícil. A Suzano chegou quando a cidade mais precisava desse crescimento”, destacou.
Já a jovem Giovana Batista Raimundo, 22 anos, planejava cursar Medicina Veterinária, mas optou por ingressar no setor florestal da Suzano. Após sete meses de treinamento, tornou-se operadora de máquinas florestais.
“Operar uma harvester não é fácil, mas é gratificante. Antigamente quase não se via mulher na colheita; hoje já é mais comum, e isso me motiva ainda mais”, afirma.
Desde o início do programa em Ribas do Rio Pardo:
772 profissionais foram formados nos eixos industrial e florestal, em áreas como Química, Automação Industrial, Eletrotécnica, Mecânica, Operação de Máquinas Agrícolas e Manutenção de Sistemas;
235 pessoas concluíram 15 cursos de qualificação voltados para comércio e serviços.
Segundo Ângela Aparecida dos Santos, gerente executiva de Gente e Gestão da Suzano, a qualificação é parte do DNA da empresa:
“Na Suzano, acreditamos que investir em qualificação profissional é investir no futuro das pessoas e no desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Seguimos comprometidos em oferecer caminhos de crescimento profissional que gerem impacto positivo e fortaleçam a qualidade de vida na região.”
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose e uma das principais fabricantes de papéis da América Latina, com marcas como Neve®, Pólen®, Suzano Report® e Mimmo®. Presente em mais de 100 anos de história, a companhia atua em diversos continentes, com práticas voltadas à inovação e sustentabilidade. Mais informações em: suzano.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena, concurso 2.954: confira o resultado do sorteio deste sábado
Leia Mais
Citado em apurações da PF, Lulinha retorna ao Brasil para festas de fim de ano
Leia Mais
ALEMS publica edital de novo concurso com salários de até R$ 8 mil
Leia Mais
Intervenção na Venezuela seria “catástrofe humanitária”, alerta Lula em discurso no Mercosul
Municípios