Política / Justiça
Brasília registra ato pró-Bolsonaro antes do julgamento no STF; manifestantes pedem anistia e criticam Moraes
Carreata reuniu apoiadores em frente à residência do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar na capital federal
31/08/2025
20:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na manhã deste domingo (31/8), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram uma carreata em Brasília (DF) em defesa da anistia aos presos de 8 de janeiro e com críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ato teve início na Torre de TV, ponto central da capital federal, onde manifestantes se reuniram com bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e de Israel, além de faixas e cartazes com frases como “Fora Lula”, “Fora Moraes, buzine!” e “Anistia já”.
Por volta das 10h20, o grupo seguiu em carreata até o condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.
O desembargador aposentado e advogado Sebastião Coelho, figura de destaque entre bolsonaristas por suas críticas a Moraes, divulgou um vídeo em que defendeu a mobilização:
“Essa nossa luta é por liberdade, por anistia e pelos presos do 8 de janeiro. Não pode continuar esse arbítrio, esse abuso praticado por Alexandre de Moraes. O conservador não tem outro tema a tratar, é ‘fora Moraes’ e anistia para todos”, declarou.
Em seguida, criticou o Legislativo:
“O Congresso está faltando com a população brasileira. Se quisesse, já teria resolvido essa situação.”
A manifestação ocorre às vésperas do julgamento do núcleo 1 da trama golpista, marcado para começar nesta terça-feira (2/9), na Primeira Turma do STF. Bolsonaro e outros sete aliados são réus por suposta tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
O ex-presidente está em prisão domiciliar desde o início de agosto, monitorado por tornozeleira eletrônica, após descumprir restrições impostas pela Corte, entre elas a proibição de publicar mensagens em redes sociais, mesmo por meio de terceiros.
Na semana passada, a Polícia Federal encontrou no celular de Bolsonaro um rascunho de pedido de asilo político endereçado ao presidente argentino Javier Milei, datado de 2024. A defesa alegou tratar-se apenas de um “rascunho”, negando qualquer tentativa de fuga do país.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Aliados de Bolsonaro esperam que julgamento impulsione anistia e provoque novas sanções dos EUA
Leia Mais
Atenção motoristas: trechos da BR-163/MS passam por obras e manutenção nesta segunda-feira (1º/9)
Leia Mais
Bolsonaro é aconselhado a não comparecer ao julgamento no STF, mas mantém decisão em aberto
Leia Mais
STF reforça segurança em Brasília para julgamento da trama golpista
Municípios