Política / Eleições 2026
PT projeta candidatura própria ao governo de MS com Zeca do PT ou Fábio Trad
Lançamento em Miranda e filiação em Campo Grande colocam dois nomes fortes na disputa estadual de 2026
31/08/2025
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Partido dos Trabalhadores (PT) iniciou a definição de seu projeto eleitoral em Mato Grosso do Sul para 2026 e já conta com dois nomes em destaque para a disputa ao governo do Estado: o ex-governador Zeca do PT e o ex-deputado federal Fábio Trad.
O ex-governador teve seu nome lançado oficialmente na sexta-feira (29), em Miranda, pelo empresário e pré-candidato a deputado federal Carlos Bernardo. Zeca governou Mato Grosso do Sul por dois mandatos (1999–2007) e, em 2014, alcançou um feito histórico ao ser eleito deputado federal mais votado da história do Estado, com 160.556 votos. Atualmente, exerce mandato na Assembleia Legislativa.
“Mato Grosso do Sul precisa voltar a ser governado para o povo. Zeca já provou sua capacidade como governador, como deputado federal mais votado da nossa história e agora, como deputado estadual, segue representando os interesses da população. É por isso que tenho orgulho de lançar seu nome como pré-candidato ao governo do Estado”, declarou Carlos Bernardo durante o ato.
Enquanto isso, em Campo Grande, o ex-deputado federal Fábio Trad confirmou sua filiação ao PT no sábado (30), em evento que contou com a presença de lideranças locais e apoio da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann. Cotado nacionalmente, Trad chega como uma alternativa de renovação no projeto petista.
“Será um período de muitos desafios e provações. Mas eu me sinto pronto para a luta. Penso que a atual situação política no mundo, em especial no Brasil, exige de cada um de nós coragem para um posicionamento claro. E eu estou me posicionando”, afirmou Trad em discurso.
O ex-deputado também elogiou o presidente Lula:
“Ele é o estadista vivo mais importante do mundo. A partir de amanhã, o advogado e o professor Fábio Trad sentirão o maior orgulho de ser chamado de companheiro pelos meus co-religionários.”
Com Zeca do PT e Fábio Trad colocados como opções, o partido fortalece seu campo político no Estado. A definição sobre qual candidatura terá prioridade ocorrerá em meio a negociações com aliados e sob a liderança da nova direção estadual, que passou a ser presidida pelo deputado federal Vander Loubet no sábado (30).
O desafio da legenda será consolidar um projeto estadual alinhado à reeleição do presidente Lula em 2026, articulando alianças locais e fortalecendo sua base em Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
O fantasma da redação do Diário da Serra
Leia Mais
Bolsonaro pode ser preso após julgamento no STF? Entenda os cenários possíveis
Leia Mais
Quem são os ministros que vão julgar Bolsonaro no STF: conheça a composição e o rito do julgamento
Leia Mais
Caminho alternativo para negociar o tarifaço
Municípios