Esportes / Futebol
Vasco e Corinthians decidem o título da Copa do Brasil neste domingo no Maracanã
Final acontece às 17h (horário de MS) e reacende rivalidade histórica 25 anos após decisão do Mundial de Clubes
21/12/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Chegou o dia da grande decisão. Vasco da Gama e Corinthians se enfrentam neste domingo (21), às 17h (horário de Mato Grosso do Sul), no Maracanã, pelo segundo e decisivo jogo da final da Copa do Brasil. A partida marca o encerramento oficial da temporada 2025 do futebol brasileiro.
O jogo de ida, disputado na Neo Química Arena, em São Paulo, terminou empatado em 0 a 0. Com isso, quem vencer no tempo normal fica com o título. Em caso de novo empate, a decisão será nas cobranças de pênaltis.
A final deste domingo resgata uma rivalidade simbólica entre os clubes. Vasco e Corinthians voltam a decidir um título no Maracanã quase 26 anos após a final do Mundial de Clubes da Fifa de 2000, quando o time paulista conquistou o troféu nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar.
Naquela decisão histórica, o Corinthians, comandado por Oswaldo de Oliveira, levou a melhor após cobrança desperdiçada por Edmundo, enquanto o goleiro Dida se consagrou como um dos heróis do título. O Vasco era treinado por Antônio Lopes e contava com um elenco estrelado, liderado por Romário.
O confronto atual é cercado por paralelos com a decisão do Mundial:
O palco é o mesmo: o Maracanã
Cenário de final única: empate leva aos pênaltis
Técnicos com passagem pelos dois clubes: hoje, Fernando Diniz (Vasco) e Dorival Júnior (Corinthians) repetem a lógica de caminhos cruzados
Uniformes históricos: o Corinthians utiliza nesta temporada camisas em homenagem aos 25 anos do título mundial de 2000
O título da Copa do Brasil representa o fim de um longo jejum nacional para o vencedor:
Vasco: não conquista um título nacional desde 2011, quando venceu justamente a Copa do Brasil, sob comando de Dorival Júnior
Corinthians: não levanta um troféu nacional desde o Campeonato Brasileiro de 2017; a última Copa do Brasil foi em 2009
Além do troféu, o campeão garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores da América.
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Thiago Mendes, Cauan Barros e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan.
Técnico: Fernando Diniz.
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.
Técnico: Dorival Júnior.
Com Maracanã lotado, rivalidade histórica reacendida e dois clubes pressionados por resultados, a final deste domingo promete tensão, emoção e possibilidade real de pênaltis, repetindo o roteiro que marcou uma das páginas mais emblemáticas do futebol brasileiro no século passado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ministros do STF suspeitam de gravação clandestina em sessão reservada sobre saída de Toffoli
Leia Mais
Abono do PIS/Pasep começa a ser pago dia 16 com novas regras de renda
Leia Mais
Lula veta presença de ministros em desfile no Rio que homenageia sua trajetória
Leia Mais
Pantabio avança em pesquisa para levar bioinsumo pantaneiro ao setor florestal de MS
Municípios