Política / Assembleia Legislativa
ALEMS vota protocolos de atendimento a pessoas com TEA e mais três projetos nesta quarta-feira (27)
Propostas em análise incluem direitos de empregados domésticos, reorganização de crédito tributário e reconhecimento de fibromialgia como deficiência
27/08/2025
07:55
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) vota, nesta quarta-feira (27), quatro projetos na Ordem do Dia da sessão plenária. A reunião começa às 9h, no Plenário Júlio Maia, e pode ser acompanhada presencialmente ou pelos canais oficiais da Casa de Leis.
PL nº 075/2025 – autoria de Paulo Duarte (PSB): prevê a adoção de protocolos específicos de atendimento de emergência médica voltados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições sensoriais especiais, garantindo abordagem adequada em situações de risco.
PL nº 136/2025 – autoria de Gleice Jane (PT): institui o Dia Estadual de Luta pelos Direitos das Empregadas e Empregados Domésticos, a ser comemorado em 1º de junho, em Mato Grosso do Sul.
Projeto de Lei Complementar nº 004/2025 – autoria do Poder Executivo: revoga dispositivo da Lei Complementar nº 303/2022 para harmonizar procedimentos de transação de créditos tributários e não tributários inscritos em dívida ativa com a nova Lei nº 6.438/2025. Segundo o governador Eduardo Riedel (PSDB), a mudança reforça a proteção jurídica para microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEIs).
PL nº 157/2024 – autoria de Lucas de Lima (Sem partido): propõe que portadores de fibromialgia sejam reconhecidos como pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul, garantindo acesso a políticas públicas específicas e direitos ampliados.
As sessões plenárias da ALEMS são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais:
TV ALEMS: canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV
Rádio ALEMS FM 105.5
Plataformas digitais: Facebook, YouTube e site oficial da TV ALEMS
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motta pauta “pacote da impunidade” e bolsonaristas se articulam por anistia após julgamento de Bolsonaro no STF
Leia Mais
Cerco judicial a Bolsonaro se intensifica enquanto Centrão articula nomes para 2026
Leia Mais
Michelle Bolsonaro fala em “humilhação” após Moraes ordenar monitoramento policial de Jair Bolsonaro
Leia Mais
Câmara de Campo Grande retoma trabalhos após feriadão com análise de vetos à LDO 2026
Municípios