Campo Grande (MS), Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025

Economia / Empreendedorismo

Coluna SIMPI – MEI: saiba que se ficar doente, não fica sem renda!

Auxílio-doença garante proteção ao microempreendedor; reforma tributária, anistia fiscal e mercado de exportação de carnes também estão no radar

26/08/2025

21:00

SIMPI

DA REDAÇÃO

MEI: direito ao auxílio-doença pode garantir salário em caso de afastamento

Muitos Microempreendedores Individuais (MEIs) desconhecem que têm direito ao auxílio-doença, benefício que assegura o pagamento de um salário-mínimo em caso de afastamento por problemas de saúde. A proteção vale para categorias como taxistas, motoboys, diaristas e outros profissionais autônomos.

Para ter acesso, é fundamental que o MEI esteja em dia com o pagamento do boleto mensal destinado à Receita Federal, que garante a contribuição previdenciária. Segundo o SIMPI (Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias), a informação é essencial para evitar que trabalhadores fiquem desamparados em momentos de dificuldade.

“Muitos empreendedores ainda desconhecem que têm esse direito. Nosso papel é orientar para que, em momentos difíceis, ninguém fique desamparado”, destaca a instituição.

📺 Assista: Clique aqui


Reforma tributária: nova contribuição entrará em vigor em 2026

A partir de 2026, empresas brasileiras iniciarão o período de testes do novo sistema de CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). A mudança será implementada definitivamente em 2027, quando a CBS substituirá PIS e COFINS.

Segundo o advogado Piraci Oliveira, a alíquota deve girar em torno de 8%. Para empresas do lucro real, o impacto será pequeno (queda de 9,25% para 8%). Já para aquelas que hoje pagam 3,65% sem direito a crédito, a nova sistemática representará aumento significativo de custos, mas com a vantagem de permitir aproveitamento de créditos.

O novo modelo exigirá maior atenção ao gerenciamento tributário, principalmente em relação à folha de pagamento e operações com prestadores do Simples Nacional.
📺 Assista: Clique aqui


Anistia fiscal: prazo até 30 de setembro

Contribuintes com dívidas na União podem aderir até 30 de setembro ao Edital nº 11/2025, que prevê descontos de até 100% em juros, multas e encargos legais.

Para MEIs, há condições específicas:

  • Débitos de até 60 salários-mínimos inscritos há mais de um ano podem ter até 50% de desconto;

  • A adesão garante a regularização fiscal e possibilidade de acesso a linhas de crédito.

De acordo com João Grognet, procurador-geral adjunto da Dívida Ativa da União, a medida ajuda microempreendedores a se reorganizarem financeiramente e voltarem a investir em seus negócios.
📺 Assista: Clique aqui


Economia: aperto monetário reduz inflação, mas modera crescimento

Segundo o professor Hudson Bessa, os efeitos do aperto monetário do Banco Central começam a aparecer: a inflação se aproxima da meta, enquanto a atividade econômica perde ritmo.

O cenário indica crescimento mais moderado, mas com estabilidade no mercado de trabalho. Para empresas, o desafio é lidar com receitas mais contidas e juros ainda elevados, exigindo planejamento e eficiência nos investimentos.
📺 Assista: Clique aqui


Exportações de carne: México intermedeia venda para os EUA

Apesar da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos à carne brasileira, o Brasil conseguiu manter o volume de exportações. Isso porque parte do produto passou a chegar ao mercado norte-americano via México.

De acordo com Sylvio Lazzarini, CEO do Grupo Varanda, a reorganização comercial e o aumento da demanda da China ajudaram a evitar perdas no setor. A previsão é de recorde histórico nas exportações de carne em 2025.

O executivo também destacou a competitividade brasileira, com custo de produção inferior ao dos EUA e da União Europeia, e o potencial da integração lavoura-pecuária-floresta para ampliar a produção de forma sustentável.

As negociações internacionais têm sido conduzidas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, em conjunto com o ministro Fernando Haddad e o Itamaraty.
📺 Assista: Clique aqui


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: