Cultura / Economia
Festival de Inverno fortalece a economia de Bonito e garante renda para moradores e empreendedores
Evento amplia ocupação hoteleira, impulsiona comércio e valoriza a mão de obra local
22/08/2025
14:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Festival de Inverno de Bonito reafirma, a cada edição, sua importância não apenas como um dos maiores eventos culturais de Mato Grosso do Sul, mas também como um motor de geração de renda, oportunidades de trabalho e fortalecimento da economia local.
Profissionais da cidade, comerciantes, empresários e empreendedores têm no Festival uma vitrine para ampliar suas atividades e garantir mais movimento em um período que, tradicionalmente, é de menor fluxo turístico.
O produtor Kalu Carvalho, idealizador do projeto Canta Bonito, foi contratado pela Fundação de Cultura para atuar no apoio logístico e produção de palco. Ele destaca a relevância da inclusão de moradores nas equipes:
“A inclusão do bonitense no Festival de Inverno é de suma importância. Nós conhecemos a cidade, os contatos certos, a melhor forma de fazer. É muito importante termos essa oportunidade.”
O guia de turismo Silvio César Soares dos Santos, que trabalhou na produção do Palco Sol, reforça o impacto social e profissional:
“É muito importante na geração de renda e conhecimento. Eu me sinto prestigiado e orgulhoso de participar do Festival.”
No setor de hospedagem, os reflexos são imediatos. O gerente de reservas Bruno Magalhães Mamédio afirma que a ocupação dos hotéis atinge cerca de 100% durante o evento.
“O Festival de Inverno é muito bom para a cidade. Ficamos felizes em receber esse público e esperamos que o Festival continue garantindo esse movimento todos os anos.”
Para o empresário Gustavo Diniz Romeiro, dono de uma agência de turismo, a divulgação antecipada da programação ajudou a atrair turistas.
“É um evento aguardado. A procura aumentou bastante e a expectativa é que o movimento cresça de 40% a 50% no fim de semana.”
O gerente de farmácia Marcio Carvalho confirma o impacto positivo no comércio:
“O Festival atrai um bom público, que consome na cidade. Fortalece o giro de capital e leva o nome de Bonito para todo o país.”
Na moda, os efeitos também são sentidos. Elisandra da Silva Leite, proprietária de uma loja de roupas, diz que as vendas sobem em 50% durante o Festival.
“Muda o ambiente e a energia da cidade. O Festival é esperado todo ano.”
Na gastronomia, a empresária Veruska Esguissardi, dona de uma pastelaria, ressalta que o evento muda o cenário do mês:
“Agosto é um mês mais calmo, mas com o Festival conseguimos aumentar as vendas em pelo menos 70%. O público é qualificado e respeita nossos empreendimentos.”
Com impacto direto em diversos setores, o Festival de Inverno de Bonito se consolida como uma iniciativa que valoriza a mão de obra local, fomenta o comércio e impulsiona o turismo, reafirmando a vocação do município como um dos principais destinos turísticos e culturais do país.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro nega plano de fuga e responde a Moraes no STF
Leia Mais
Países amazônicos pedem que região fique livre de ameaças e apoiam fundo para preservação das florestas
Leia Mais
Senador Marcos do Val desafia decisão de Alexandre de Moraes e faz live com tornozeleira eletrônica
Leia Mais
Flávio Dino afirma que STF não pode ceder a coações, chantagens e ameaças
Municípios